segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Ajustes no parang e na bainha de PVC

 Após esta modificação no Parang onde deixei a empunhadura mais confortável para minhas mãos, continuei usando a incrível faca e percebi que ainda faltava alguma coisa por mudar, estava incomodado mas não conseguia definir bem o que era... Até assistir um video do canal Junglecrafty na Malásia onde um Parang aparecia com uma cordinha amarrada na seção da lâmina imediatamente à frente do cabo, frequentemente empunhada nos cortes com maior precisão e controle, e aí percebi que era isso que ainda me incomodava ao manusear essa ferramenta, o atrito do indicador com as quinas da lâmina.

 Decidido a experimentar a mesma solução vista no canal, peguei um pedaço de cadarço antigo e fiz um de falcaça na parte que desejava amaciar. Pronto, conforto instantaneamente aumentado e de forma simples!

A corda resolveu o problema de atrito no início da lâmina.

Ops, temos problemas

 A novidade ficou muito boa, porém o parang não entrava mais na bainha de PVC fundo o suficiente para garantir uma retenção satisfatória. A solução? Pegar novamente o secador de cabelo da esposa e abrir o tubo na parte onde o cabo ficava encostado, e já que estaria mexendo nisto resolvi fazer o ajuste em volta do cabo, aumentando a retenção da lâmina.

Bainha ajustada, o parang cabe novamente.

Detalhe do ajuste feito com a faca no lugar.


 O resultado ficou muito melhor que anteriormente, pois o PVC agora segura firme o bastante para que o parang não saia da bainha, mas não tanto que precise usar as duas mãos para retirá-lo de lá. O ajuste também removeu a folga que deixava a lâmina solta e chacoalhando lá dentro.

Nós constritor na parte interna do passador.

 Peguei outro cadarço e fiz uma alça em uma ponta, depois fixei ao passador da bainha utilizando um nó constritor, agora posso usar a bainha sem nem ter um cinto se for necessário.

Outros planos

 Minha idéia para a próxima experimentação é aproveitar a rigidez da bainha para carregar ali alguns metros de paracord, e talvez uma pedra de amolar pequena presa com tiras de câmaras de ar, que além de fixação são um excelente recurso de emergência na hora de acender fogo em condições de alta umidade. A borracha queima bastante bem e por tempo o bastante para incendiar o material molhado.

O importante é manter as idéias fluindo na cabeça...

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...