segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Última atualização da rede

 Como já mencionei em outros posts minha concepção de equipamento ideal muda constantemente, e assim é natural que faça alterações nos materiais que uso.

 Após as últimas customizações feitas no sistema de rede defini algumas outras e incrementei mais o sistema, com isto o considero satisfatório.

Mudanças na fixação da rede

 Até então a rede vinha sendo pendurada usando amarração com corda de nylon ou paracord, o que é simples mas pode danificar as árvores além de ter tendência a ceder e deixar a rede mais baixa que o desejado. Para resolver esta questão eu comprei alguns metros de fita de nylon usada em alças de mochila. Após um teste com meu peso nos ganchos de rede aqui em casa verifiquei que elas aguentam bem.

A fita de mochila, fina e leve mas resistente.
 

O mosquiteiro

 Após buscar na internet sem sucesso um mosquiteiro de rede adequado às minhas necessidades, fiz contato com um amigo de Manaus que também é mateiro indagando a respeito do tipo de mosquiteiro usado pelos caboclos da Amazônia, logicamente haveria uma fonte barata e eficiente por lá, pois todos usam este equipamento há décadas e certamente não compram das marcas "de grife" disponíveis hoje no mercado. Dito e feito, meu amigo achou no comércio da cidade um modelo leve, simples e barato e imediatamente me mandou.

A embalagem do mosquiteiro
  O mosquiteiro, ironicamente fabricado no Nordeste e não no Norte, é feito usando filó verde bem fino, e funciona passando os punhos da rede por dentro dele e fechando as pontas, o resto fica caído por baixo, aberto mas encostado no chão feito cortina. Acima das pontas em ambos os lados tem uma espécie de bainha feita para que se atravessem duas varetas e estas sejam amarradas à linha do toldo, afastando o filó de você. Tudo simples e bem bolado.

Teste de uso do mosquiteiro, com um tubo de PVC simulando a vareta de sustentação.

Mosquiteiro e fita fixados à argola da rede.


 Um pernoite com os escoteiros bastou para aprovar o sistema, nenhum mosquito entrou no meu casulo de proteção, e apesar da chuva que caiu de madrugada debaixo do toldo o chão estava seco, porém os nós de ajuste que eu utilizei nas fitas cediam, então tive que pensar em outra solução, porém as fitas em si não demonstraram nenhuma elasticidade, o que é bom.

Sistema armado, apenas faltando amarrar as varetas do mosquiteiro.

Agora sim completamente montado.

Amanhecer visto de dentro da rede.

 Novas ancoragens

 Após não ficar satisfeito com o teste das fitas me lembrei de um sistema que já tinha visto na internet onde o sujeito usava uma ancoragem de segurança em escalada conhecida como Daisy Chain ou rabo de vaca para regular a altura da rede de forma rápida e simples usando mosquetão, então pensei que poderia adaptar as fitas para um sistema similar, utilizando nós formando as alças de regulagem.

 Comprei para isto dois mosquetões de segurança para trabalho em altura, feitos de aço e com resistência mais que suficiente para o que precisaria, o pouco peso extra é compensado pelo custo de metade do preço dos de escalada feitos em alumínio.

Mosquetões de segurança com grande margem de resistência.

  Removi as fitas dos punhos da rede e fiz 4 nós em cada, sendo um numa ponta e o resto dividido ao longo do comprimento em cada fita. A idéia é que cada fita passe em torno de uma árvore e entre pela primeira alça, ficando assim ajustada firmemente. As outras alças são todas opções de fixação do mosquetão para regulagem de altura/distância da árvore. As fitas que antes tinham três metros cada agora estão menores, mas é apenas questão de escolher árvores mais próximas uma da outra.

As fitas com os nós.

Simulação de uso com a fita passando pela primeira alça e as outras para ajuste.


Tirando um acessório da gaveta

 A última novidade é a utilização de um item comprado desde o início do projeto e guardado desde então, um mosquetão figure 9 pequeno da Nite Ize. Com ele eu posso ajustar a linha do toldo de forma fácil e rápida. A idéia é fixar o primeiro lado exatamente como as fitas da rede, passando a linha por dentro de uma alça em sua ponta. Depois o outro lado dá a volta na segunda árvore e é ajustado utilizando o mosquetão.

Mosquetão figure 9 Nite Ize e a linha da cobertura.


Agora sim, o sistema de rede parece que está totalmente satisfatório, testado e aprovado. Aliás, pensando melhor... :)

Te vejo na trilha!

3 comentários:

  1. Como vai André, meu nome é Dênis e acompanho seu blog a algum tempo, sempre que recebo o feed do blog em meu email, faço questão de ler com prazer. Aproveitando, parabéns pela sua promessa escoteira, afinal, antes tarde do que nunca. Também fui escoteiro, passando pelos ramos escoteiro, sênior, pioneiro e chegando a escotista, como chefe de tropa sênior, fui membro dos grupos 96º, 100º e 103º grupos escoteiros na cidade de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerias entre os anos de 1994 e 2004. Agora deixando as apresentações de lado, gostaria de lhe passar uma ideia minha sobre a amarração de rede com fitas, que após inúmeros testes, resolvi usar aquelas cintas de amarração, muito vistas por quem amarra motos na caçamba de pickups, elas são mais estreitas, finas e mais leves que aqueles usadas por caminhoneiros para amarrar cargas, mas o princípio é o mesmo e o dispositivo de trava é fabricado em alumínio e bem compacto e leve. Na época eu comprei um par dessas cintas que já vieram com os ganchos de ambos os lados e tinha aproximadamente 2 metros de comprimento, onde um lado eu prendia na árvore ou ponto de apoio usando uma laçada de corda ou cinta e na outra ponta eu prendia a rede usando o gancho e através do dispositivo de trava, podia-se ajustar facilmente a distância ou altura da rede, apenas apertando a trava do dispositivo para regular. Na época também fiz diversos testes com a ideia da "daisy chain", mas nunca ficavam satisfatórios e visivelmente práticos. Bom, espero poder ter ajudado com essa ideia, que pra mim foi muito prática na época de travessias, bivaques e acampamentos. Vou deixar um link de exemplo de um modelo que achei na internet e no mercado livre você também vai achar diversos outros modelos.

    facebook: facebook.com/denis.serrasclimb
    Instagram: serras.photography (Dênis Lopes)

    Até mais e forte abraço.

    S.A.P.S.

    Link da cinta para exemplo:
    https://www.planetaduasrodas.com.br/vc/produto.php?cod=6877,7548&cinta-de-amarra%C3%A7%C3%A3o-esticador-com-presilha-par-lider-esticadores-preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis, baita boa idéia essas fitas de moto.

      Vou testar a daisy chain pra ver o que acho, como disse no post nada que eu uso é definitivo, estou sempre adaptando e variando de acordo com experiências e reflexões.

      Obrigado pela dica meu irmão de lenço.

      Abraço! SAPS

      Excluir
  2. Saudações André, fico feliz por contribuir...

    Aguardando novos posts!

    Forte abraço!

    S.A.P.S.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...