sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Um estojo de couro para o fogareiro



 Há algum tempo a idéia de fazer um estojo para substituir a bolsinha de tnt que acompanha o fogareiro a lenha rondava minha mente, já tinha até um esboço de projeto, mas somente hoje resolvi botar em prática.

 A idéia era utilizar um pouco do couro fino que eu tinha sobrando para fazer um estojo com tampa e botão de pressão. Diferente de uma bainha de faca este projeto não requeria couro espesso, pelo contrário, flexibilidade e facilidade de furar seriam vantagens. Todo o material necessário eu já tinha em casa, então seria questão apenas de arregaçar as mangas e trabalhar.

Medindo a peça quadrada.

  Após tirar as medidas das chapas que formam o fogareiro(todas iguais, sendo um cubo), esbocei o simples projeto e recortei em papel sulfite comum, para testar se funcionaria. Após me convencer de que estava bom transferi para o couro, aproveitando ao máximo o pedaço.

O modelo funcionou.
Linhas traçadas no couro da maneira mais econômica possível.
  Daí em diante foi apenas cortar, colocar os botões de pressão, furar e costurar. Como o couro era fino eu furei as duas partes ao mesmo tempo, sem colar.

Marcação dos furos para costura.

Botões colocados antes da costura.

Furação concluída.

Costura pronta.

A hora da verdade. As peças entraram, mas justas.

 Como a superfície de couro seria grande e eu queria um toque de personalização resolvi pegar emprestado o pirógrafo(instrumento que grava com calor) da esposa e decorar o estojo. Eu deveria ter treinado mais em um retalho de couro, mas até que para o primeiro uso dessa ferramenta o resultado não ficou ruim.

Esboço do desenho. Gostei do tamanho.

Gravado e assinado, agora sim é um item único e personalizado.
  O couro ainda está bem justo, eu poderia ter dado mais 1 cm de folga para facilitar a entrada e saída das peças, mas com o tempo o couro vai se moldando ao formato do fogareiro e fica mais folgado.

Muito melhor que a sacolinha que vinha usando até então.

Gostei bastante do resultado, além de proteger melhor as peças e a mochila onde o fogareiro vai ainda deu um toque deexclusividade e um ar de bushcraft clássico. Entre uma etapa e outra cortei algumas quinas para que o aspecto ficasse mais harmonioso, conforme pode ser visto nas fotos.

 Estes projetos em couro tem me deixado bastante satisfeito e suspeito que este não tenha sido o último.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...