segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Draw Knife da Ferraria Távora


Conforme foi visto neste post, além do Parang recebi a draw knife(faca de tanoeiro), o que foi uma feliz surpresa pois era uma das ferramentas manuais que eu desejava há anos.

Sobre draw knifes


Esta é uma ferramenta clássica de carpintaria, tendo inclusive um exemplar do ano 100 no Museu de História de Estocolmo, Suécia, que era usado em um estaleiro de embarcações Vikings.

Ela desempenha muitas tarefas, incluindo descascar árvores, aplainar, raspar e desbastar madeira e arredondar peças irregulares. Alguns dos usos comuns até hoje são a fabricação de arcos tradicionais e móveis rústicos e são justamente estas atividades que sempre despertaram em mim a vontade de ter uma draw knife.

Primeira tentativa com a draw knife. A cobaia é um cabo de vassoura.

Seu tamanho e formato podem variar em função do uso específico, mas geralmente é uma lâmina com desbaste chisel(como um formão) que tem dois cabos voltados para o operador, assim o uso se dá puxando a faca, daí o ato dá o nome em inglês(to draw).

Draw knife e sua bainha em couro.

Este exemplar assim como o parang tem estilo brut de forge, feito em aço carbono 5160 e é uma ferramenta muito bem feita, com 10 polegadas de lâmina. Os cabos são de muracatiara, mesma madeira usada no parang. Veio acompanhada de uma bainha de couro para proteção do fio.

Detalhe do visual rústico da peça, com as marcas de forjamento.

Aprendendo a usar

Assim como qualquer ferramenta, uma draw knife exige treino para saber usar corretamente. Variações no ângulo em que se puxa fazem a diferença entre raspar, aplainar fino ou tirar grandes lascas de madeira, que podem arruinar a peça.

Draw knife descascando madeira verde de limoeiro.

Alguns testes foram com cabo de vassoura e pedaços de galhos encontrados no chão da rua, e é bem fácil ver porque a draw knife foi usada por tantos artesãos desde o mundo antigo. Descasca madeira verde com muita facilidade e com um pouco de cuidado deixa a superfície redonda e bem lisa.

Já comecei a usar em algumas coisas, e tenho gostado do resultado.

Raspando um pedaço de dormente de trilho encontrado na rua.

Meio a meio, para efeito de comparação.

Agradeço muito ao Renan pelo presente, aos poucos vou melhorando. Um dia ainda alcanço todo o potencial da ferramenta.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...