segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bracelete de sobrevivência

Bracelete feito de paracord desert camo e fecho de engate rápido. 
Este domingo resolvi botar a mão na massa e fazer um bracelete de sobrevivência, como o mostrado no meu post sobre paracord. A idéia por trás desses braceletes é que em caso de emergência você pode desfazê-los e usar os cerca de 3 metros de paracord de que são feitos. Provavelmente nunca irei desfazer este aí, já que ando com uma boa quantidade de paracord na mochila. Confesso que o fiz apenas porque acho estiloso. :)

Segui um dos tutoriais mostrados no Stormdrane's blog, e em cerca de 30 minutos consegui fazer meu primeiro survival bracelet. O detalhe curioso é que a técnica usada é o famoso ponto macramê, que a sua vovó já fazia quando você nem pensava em aventuras. A minha idéia era fazer uma pulseira de relógio, mas meu Timex Expedition tem um espaço apertado entre os pinos e a caixa, e para fazer a pulseira eu teria que remover os filamentos internos do paracord. Como nunca havia feito, achei arriscado, e parti para o bracelete a título de teste. Como havia comprado dois fechos, qualquer hora faço a pulseira.

Bracelete no pulso.
Se você ficou interessado e quer fazer um para você, eu recomendo, é relativamente simples e dá uma satisfação enorme fazer algo que é vendido aos desavisados por cerca de 10 dólares no e-bay.

Como sempre, comentários, críticas e sugestões são muito bem vindos.

Te vejo na trilha!

12 comentários:

  1. Muito bom! Estou só esperando os 15m de paracord que adquiri recentemente no ebay para tentar fazer o meu...

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Luke, dá pra fazer sim. Depois mostre o resultado!

    ResponderExcluir
  3. Cara mto legal seu blog, onde voce conseguiu esse fecho plastico pequeno, so acho ele grande...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Esse comprei em uma loja de couro, aqui no centro do Rio.

    Tente nestas lojas, e também em grandes armarinhos, costumam ter.

    Bom que tenha gostado do blog, em breve intensificarei as postagens.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. fala valho,blza em primeiro lugar parabéns pelo blog muito util e segundo tenho uma pergunta pra você onde posso adquirir paracord tentei comprar pelo e-bay mas nao tenho cartao de credito internacional queria saber se tem algum outro site que possa recomedar ou alguma dica pra comprar paracord,valeu ae abraço,Selva!

    ResponderExcluir
  6. Junior, as fontes mais baratas realmente são lá fora, sejam grandes lojas de artigos de sobrevivência e aventura, ou mesmo pessoas físicas no e-bay, mas por aqui é possível encontrar também, embora o custo aumente.

    As lojas de artigos militares costumam vender, até mesmo em feiras de veículos militares antigos as lojas têm instalado barracas vendendo este tipo de produto. Alguns meses atrás houve um evento destes aqui no Rio e eu vi paracord lá, custando algo como 4 reais o metro.

    Pela internet pode procurar em lojas de paintball ou militares, e não se esqueça do Mercado Livre, lá algumas pessoas estão vendendo paracord.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ando vendo vídeos no You Tube para fazer o meu. Espero conseguir (não sou muito talentosa com as mãos, mas vou tentar). Abs, Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, é o tipo da coisa que pra fazer rápido tem que ter treino, mas com paciência e atenção dá pra acertar de primeira, este meu foi a primeira tentativa.

      Tente sim!

      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
  8. Boa noite amigo! Sabe dizer onde comprar aquele fecho de metal com regulagem de tamanho? Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,no E-bay é bem fácil de achar, e acabei de ver que no Mercado Livre também tem, busque por Anilha regulável fecho que terá vários resultados, embora mais caros que no exterior.

      Abraço!

      Excluir
  9. Olá,legal teu blog!!!! Eu já vi vários passo a passo de como fazer o bracelete da Sobrevivência, mas ainda não vi nenhum em como desfazer ... é simples? Pergunto, por que nunca fiz, mas achei muito interessante e útil e mas e na H como usar ? E onde acha o fecho com apito ? ( não sei o nome ). Obrigada por compartilhar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luzia, que bom que tenha gostado.

      Na hora de usar o bracelete é o processo inverso de fazer, basta puxar uma das pontas para fora do arremate e desfazer tudo.

      Mas vou te contar um segredo: Eu nunca desfiz porque sempre levo paracord na mochila, então o bracelete até hoje só foi decorativo.

      Quanto ao fecho, você encontra no mercado livre, e lá fora encontra fácil no e-bay.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...