Como já havia mencionado no meu post sobre
camping com rede, estava esperando vir de fora um conjunto de cobertura e rede de ripstop. Passado algum tempo, é hora de mostrar o que resolvi fazer com a rede quando chegou: A instalação de argolas de aço nas pontas, para facilitar a utilização sem comprometer a segurança e integridade do material. Decidi fazer isto porque a rede consistia de um pedaço de ripstop dobrado ao meio na largura e costurado, e dobrado novamente nas pontas para formar uma bainha onde teoricamente passariam as cordas de amarração. Não gostei muito desta solução, porque temia que não resistisse ao peso. Cogitei instalar ilhoses e a partir deles fixar cordas que se ligariam às argolas, mas graças à ajuda da minha namorada desisti da idéia, pois provavelmente enfraqueceria o material. Após testes percebemos que a rede aguentaria o uso conforme foi construída, mas previmos um desgaste rápido caso a corda ficasse raspando ali nas costuras toda hora, e resolvi instalar uma corda fixa em cada lado, presa a uma argola, de modo que as amarrações somente se prendessem às argolas quando em uso.
Usei paracord para esta tafera. Para começar, um
nó boca de lobo segurando a argola, e então um
nó de pescador duplo unindo as duas pontas firmemente. Escondi o nó de pescador para dentro da rede e um nó simples impede que a corda se movimente. O resultado final foi esse:
|
Argola de aço fixa na rede. Resistente e prático. |
|
O conjunto anexado ao fundo da minha mochila, pronto para entrar em ação. |
|
A rede em teste de campo. Sucesso. |
Os testes mostraram que a rede funciona bem, sendo muito leve e resistente, e apesar do tamanho diminuto, é muito confortável. Falta ainda chegar mais paracord que será usado nas amarrações todas da rede e telhado. Além disso, está previsto o uso de uma tela de mosquiteiro, mas ainda não decidi qual dos modelos disponíveis no Brasil vou usar.
O projeto está em andamento, até agora deu tudo certo.
Te vejo na trilha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário