segunda-feira, 13 de abril de 2020

Descascador de fios no Victorinox?

Recentemente assisti a um video do Felix Immler que acendeu aquela luz de "Por que não pensei nisto antes?" Aliás, recomendo fortemente que você acompanhe as dicas fantásticas de utilização e customização de canivetes Victorinox do canal dele.

Neste video ele mostrava que a função descascador de fios, apesar de constar no manual e estar posicionada junto da chave de fenda na maioria dos modelos, não funciona para a atividade proposta devido ao formato redondo e bordas grossas, e sugere uma alteração para aumentar a funcionalidade. De fato, eu nunca havia utilizado este pequeno sulco para nada.

Função descarcador de fios localizada na chave de fendas.

Customizando

Ele utilizou duas ferramentas elétricas para desbastar uma fenda em V no lugar do sulco arredondado, com isto produzindo uma canaleta afiada onde encaixar o fio a ser descascado. Eu não dispunha de um moto esmeril nem de uma microretífica, mas estava convencido de que poderia chegar ao mesmo resultado utilizando uma pequena lima triangular. E consegui.

Lima, paciência e uma superfície estável. Só o que foi necessário.

A intenção era criar um desbaste em ângulo aproximado de 45º. Eu escolhi fazer pelo lado que fica virado para dentro, mas pode ser feito pelo lado que fica para fora do canivete. Em poucos minutos estava terminado.

Desbaste terminado. Fenda criada com sucesso.
 Resultado

Uma diferença pequena de formato transformou uma ferramenta inativa em funcional sem prejudicar nenhuma outra função. Agora é rápido e prático descascar fios sem ter que usar as lâminas. Pra mim virou alteração obrigatória em todos os Victorinox que venha a possuir.

Fechei a ferramenta mordendo o fio e girei...

Pronto, fio descascado.


Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...