segunda-feira, 9 de setembro de 2013

1ª Clínica de Sobrevivência - Avaré.


Foi realizada nos dias 30, 31/08 e 01/09 nas dependências da Buffalo Shooter's Supply, de Avaré, a primeira clínica de sobrevivência, encontro de entusiastas de trekking, bushcraft, preparação e assuntos correlatos e amigos para troca de experiências, debates, palestras e até venda/troca de equipamentos, a exemplo de outras clínicas promovidas pela empresa.

A fábrica fica em zona rural com bastante espaço aberto e um trecho de mata, o que possibilitou a realização do evento e ainda a acomodação dos que resolveram acampar.

Área de mata da Buffalo.


Sexta feira 30/09

Os participantes foram chegando em variados horários e na noite de sexta feira tivemos uma mesa redonda onde foram passadas importantes informações a respeito de segurança e preparação em casos de crise e periodos de grande violência urbana. A presença de policiais de diversos estados compartilhando conhecimentos e suas experiências enriqueceu bastante o debate e forneceu dicas valiosas para prevenção de furtos, roubos e os golpes comuns hoje em dia. Tudo isso enquanto era servido um farto churrasco.

Chegada na fábrica na noite de sexta feira.


Sábado 31/09

Entre os destaques do sábado houve uma trilha logo após o café, na companhia de um guia local, profundo conhecedor dos macetes daquela região, e especialista em armadilhas, visto que em sua infância praticava caça de subsistência.

O grupo entrando na trilha.
 
O guia informando a respeito de um cipó.
 Os participantes puderam aprender sobre os hábitos de diversos animais, plantas urticantes que devem ser evitadas e dicas de localização em caso de desorientação na mata.

Tocas de animais pela trilha.
 
Dicas de orientação.
 As demonstrações de técnicas como a tradicional arapuca foram um show à parte, e fizeram bastante sucesso, inclusive entre as crianças presentes.

Explicação sobre armadilhas.

O grupo reunido na trilha.
Aprendendo a fazer arapuca.
Detalhe do gatilho.

No almoço mais churrasco, tendo como destaques uma panceta recheada e leitoa assada no fogo de chão, que foram rapidamente devoradas pelos cerca de 30 participantes.

A deliciosa leitoa no fogo de chão.
A leitoa servida.

A panceta sendo fatiada.
 Durante a tarde os participantes promoveram a feirinha do rolo, onde colocavam à venda produtos novos e usados. Destaque para o Fabiano, da Fox Bravo, que trouxe alguns itens Maxpedition quase a preço de custo. Nesta ocasião pude ter em mãos pela primeira vez um exemplar da famosa Ka Bar BK2, faca muito robusta e bem construída, com 5 polegadas de lâmina.

Feirinha.
A robusta BK2.

Ainda na parte da tarde pudemos assistir a uma interessante palestra sobre primeiros socorros com um médico do SAMU local, dentro de um galpão recém construído onde alguns montaram suas barracas.

Palestra de primeiros socorros.

Conforme a noite ia avançando o fogo de chão virou uma fogueira, para o divertimento dos meninos, fascinados com a mágica de alimentar o fogo com mais lenha.

A fogueira não podia faltar.

A criançada se diverte com o fogo.
A noite de sábado foi livre para bate papo e entrosamento entre os presentes, visto que muitos eram amigos apenas no mundo virtual. Foi muito bom finalmente encontrar amigos de 10 anos ou mais, participantes de foruns e redes sociais.

Amigos de longa data, agora também ao vivo.
 Aqui cabe um parênteses. Este aventureiro que vos escreve não ficou acampado, aliás nem levei barraca, fiquei em um quarto disponível junto ao escritório do dono da fábrica, razão pela qual os amigos mais chegados fizeram uma tocaia para me fotografar dormindo e posteriormente não pouparan brincadeiras quanto ao "abrigo" usado pelo aventureiro. O clima de amizade e companheirismo foi o ponto alto do evento, e os sorrisos constantes denunciavam o alto astral e bom humor reinante.

Meu abrigo.

Todo o evento foi pautado pelo bom humor e não faltaram risadas.

O domingo

Após outro farto café da manhã, com direito a queijos trazidos por alguns amigos mineiros, a feirinha do rolo teve prosseguimento, e simultaneamente tivemos uma sessão de test drive com meu arco composto búfalo, onde alguns participanes que nunca haviam atirado com um arco puderam experimentar.

Hora do café.
O pessoal experimentando o arco composto.


Ainda na parte da manhã tivemos uma outra instrução, desta vez de orientação, com um participante que é piloto. Esta foi a instrução que recebeu mais perguntas dos outros participantes, pois é um assunto que muito interessa a todos e nem sempre é dominado.

Aula de orientação com bússola e mapa.
O grupo tirando dúvidas.

À tarde, Fabiano gentilmente sorteou um EDC pocket organizer da Maxpedition, e eu fui o sortudo que ganhou! Agora poderei organizar melhor alguns itens na mochila.

Momento da entrega do prêmio.
Agora a mochila fica organizada.
 Após o almoço, os participantes foram saindo conforme suas agendas permitiam, e os que ficaram continuaram trocando idéias, experiências e contando histórias.

Bate papo da tarde.

Antes que o tempo se esgotasse, eu e um companheiro pegamos emprestada a gaiola cross do filho do Sr. Pimentel, dono da Buffalo. Foi um passeio com emoção, literalmente, pois quase capotamos. Eu filmei parte da saída, mas infelizmente as pilhas descarregaram antes do clímax da ação, e minha pilotagem na volta ficou sem registro.




De qualquer maneira valeu o divertimento, ficamos ambos com sensação de quero mais, feito duas crianças, o que pode ser notado facilmente pelas expressões capturadas em video.

Conclusão

O evento transcorreu da melhor maneira possível, com o grupo interagindo e trocando muita informação. Este foi o embrião de um projeto que tem tudo para dar certo, de formar uma sólida comunidade de amigos preparados para emergências diversas. Desejo sucesso aos organizadores!

Fico feliz de ter participado e contribuído com esta iniciativa.

Te vejo na trilha!

6 comentários:

  1. Queria muito participar desse tipo de evento. Muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo Ninets! Este foi um teste para um programa maior, que vai dar certo.

      No futuro é bem capaz de ser um grande evento aberto.

      Excluir
  2. Fala cumpadi!

    Excelente postagem, resumiu com maestria o evento que já deixa saudades!

    Uma pena não terem disponibilizado uma boa foto do test drive do arco.

    pode deixar que na próxima eu vou providenciar que você não encontre nenhuma cama pra se acomodar.

    Um forte abraço!

    Estou ansioso pela 2ª Clínica.

    Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maia! O evento foi bem registrado, é que nem sempre o pessoal tem facilidade pra disponibilizar as fotos e eu já queria soltar o post...

      Abraço.

      Excluir
  3. Muito bom este evento de vocês ai!
    Você esta meio sumido ou eu que não presto atenção direito?
    Próxima vez vou prestar mais atenção, num programa assim dá vontade de participar.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não comeu mosca Cláudio, eu que fiquei retido entre mudança para a casa nova e trabalho, o blog acabou ficando meio de lado(assim como meu tempo livre), mas vamos voltando aos eixos.

      Aguarde o próximos posts.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...