sexta-feira, 26 de abril de 2013

Filtro portátil Aquamira Frontier Pro.

Hidratação é sempre uma prioridade quando se está no mato, e o ideal é que se purifique qualquer água coletada no caminho.  Pode-se fazer isto através da filtragem, fervura e uso de produtos químicos como o cloro. Aqui vamos tratar do primeiro método.

Existem muitas versões de filtros fabricados específicamente para trilha, alguns de ação por bomba, em que um tubo puxa a água da fonte, enquanto outro sai do filtro e enche o seu recipiente. Outros agem por gravidade, como um filtro doméstico e há ainda os minimalistas como o Lifestraw, na verdade um filtro em forma de canudo que permite beber diretamente da fonte.

Cada um destes sistemas tem suas vantagens e desvantagens, e apesar de achar alguns modelos interessantes até hoje nunca havia me decidido por usar nenhum deles.

Foi então que encontrei em uma feira de produtos militares e de segurança um modelo sensacional, que reúne todas as possibilidades destes sistemas em um só pacote. Este foi o primeiro produto adquirido graças à parceria entre este blog e o buscador de passagens aéreas Skyscanner.

Ao passar por um stand na LAAD, lá estava o filtro na vitrine.

O Aquamira Frontier Pro tem um bocal do tipo Bite Me (requer que se morda para sair a água) bem protegido de sujeira por uma tampa com presilha de borracha, e na outra ponta existe um encaixe para os tubos de sistemas de hidratação tipo Camelback. Ao beber diretamente dele, sua água estará filtrada mesmo que ela esteja suja no reservatório. Se quiser pendurar a mochila de hidratação de cabeça para baixo em um galho, ele vira um filtro por gravidade. Além disso, vem um flange adaptador para rosca de 28mm, o tamanho padrão de garrafas Pet, e embalagens de água mineral. Também tem um canudinho que se conecta a ele para possibilitar o uso como o Lifestraw.

O filtro em sua prática embalagem tipo ziplock.
 O preço é bem justo, na verdade abaixo do praticado pela maioria dos modelos menos versáteis que ele. Lá fora é vendido a 25 dólares, aqui pode ser encontrado na faixa de 80 reais. Na embalagem promete durar por 50 galões de água, mas desconfio que dura até mais trocando o pré filtro, como se vê a seguir.

Como Funciona

O Frontier Pro usa um sistema de dupla filtragem, onde a água passa por um pré filtro, que consiste de um disco de algodão compactado, ali eliminando a maior parte das impurezas maiores, e depois entra em um microfiltro poroso de 2 microns onde ficam retidos 99% dos agentes patogênicos como a Giárdia. O primeiro estágio impede o entupimento do segundo. Conta ainda com um componente baseado na fibra de coco, que remove agentes químicos, odores e sabor estranho da água. O filtro tem a tecnologia Miraguard, que o protege do crescimento de fungos e mofo devido à umidade.

Diagrama mostrando os componentes do filtro.



Componentes do filtro e instruções. A embalagem tipo ziplock mantém tudo protegido.
Detalhe do pré filtro destacado, pré filtros sobressalentes e do adaptador.
Configurado para beber diretamente da fonte. Detalhe da tampa protetora de lado.
Configurado para usar com mochilas de hidratação. Cantil militar para comparação de tamanho.
Conclusão

Fiquei satisfeito com a compra, o Frontier Pro com certeza será bem usado daqui pra frente, principalmente nas trilhas mais longas, onde a água levada não chega ao fim.

Por conta de uma dengue que me pegou de jeito, o teste prático que tinha planejado para este post vai ter que esperar mais um pouco.

Devido ao preço e versatilidade recomendo muito àqueles que ainda não tem seu filtro, mas vale lembrar que para purificação completa da água é necessário ferver ou usar métodos químicos em comprimido ou gotas.

Agradeço novamente ao Skyscanner por esta parceria, e lembro aos amigos que estejam buscando passagens aéreas, que estudem o site com carinho.

Te vejo na trilha!

10 comentários:

  1. Muito bom cumpadi,

    Estou pensando num filtro desses faz tempo, é coisa muito importante para deixar na mochila kitfimdemundocatastrofeapocalíptica.

    Eu tava namorando o lifestraw mas ainda não havia tido coragem de comprar pois o preço era salgado demais pra um filtro que foi anunciado como revolucionariamente barato.

    Tua dica é excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, comigo a mesma coisa, achava o Lifestraw caro pro que é, e os outros de bomba estão uma faixa de preço bem mais alta, então quando vi este não pensei duas vezes.

      Excluir
  2. Achei o filtro muito legal justo pelos motivos que você apresentou. Parabéns pela descoberta. Pena que ainda não encontrei para venda com preço bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, procure a loja onde comprei este: rctactical.com.br

      Lá vi custando 80 reais.

      Abraço.

      Excluir
  3. Miranda, acabei de comprar um pelo ebay. 18 doletas já com frete incluso. Valeu pela dica. abs. Silversurfer lá do CTC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Ivan! Bom saber que ajudei.

      Abraço.

      Excluir
    2. Eu não estou conseguindo encontrar em nenhum lugar. Alguém teria algum link válido para o mesmo ou a dica de algum outro de preço acessível? Obrigado!

      Excluir
    3. Tulio, acredito que no e-bay encontre, como nosso amigo Ivan relatou aí acima.

      Abraço!

      Excluir
  4. ô miranda, ainda penso em botar aquele esquema batido pra funcionar... pendurar um saco plástico grossão com um furo e uma vela (das boas...) nele, e os cantis/garrafas embaixo. é baratim, facim e funciona!

    abração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza funciona, se você vai ficar estacionado em acampamento. O que eu gostei deste filtro é a possibilidade de ser usado em todos os sistemas.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...