Cape Forchu Lighthouse. |
Este modelo de lente foi desenvolvido pelo fisico francês Augustin Jean Fresnel para utilização nos faróis de sinalização costeira.
O desenho delas permite a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal, sem o tamanho e volume de material que seriam necessários para uma lente convencional. A lente Fresnel pode ser tão fina quanto uma folha, como veremos neste post.
O formato da lente permite capturar luz de posições mais oblíquas, o que no caso dos faróis significa maior visibilidade à distância.
Diferença de formato entre uma lente Fresnel(1) e uma convencional(2). Fonte: modulatedlight.org. |
Mas não é somente em faróis que este tipo de lente se destaca, são largamente utilizadas em refletores de estúdio e como lentes de aumento, estas últimas são as que mais nos interessam.
Lente feita para levar na carteira. |
Se você perdeu o interesse no post porque que não precisa de ajuda para ler, esqueceu de uma utilização muito útil para nossas aventuras no meio selvagem: Fogo.
O fogo pode ser aceso com uma lente, captando a energia solar e a concentrando sobre a isca. Este método é bom porque o sol é um recurso inesgotável para nós, além de ser muito eficiente, criando uma brasa em poucos segundos com a angulação certa, mas é preciso luz direta do sol, em dias nublados esta técnica não funciona, daí a importância de conhecermos variadas maneiras de acender fogo.
A lente e seus 4 aumentos. |
A técnica é simples, basta posicionar a lente em posição perpendicular ao sol, e ajustar a distância entre esta e a isca, até que se produza um pequeno ponto de luz concentrada sobre ela. Nas condições certas, em poucos segundos o material começará a se incendiar.
Funcionamento da lente na criação do fogo. |
Outras lentes podem desempenhar o mesmo papel, como um binóculo, a objetiva de uma câmera fotográfica, uma boa lupa, mas dado o tamanho e baixo custo de uma lente Fresnel como a mostrada aqui, é mais fácil sempre levar uma na mochila para ter o instrumento da técnica sempre à mão.
Em breve pretendo postar um videozinho mostrando a facilidade de começar o fogo com os materiais e condições de luz certas.
Te vejo na trilha!
Muito bom mesmo, parabéns!
ResponderExcluirObrigado Claudio!
ExcluirAbraço.
Curti muito essa postagem. Saberia me dizer onde consigo compra-las ? Procurei no ML e só achei para telão/projetor (medidas grandes).
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Carmarggo, realmente nunca vi vendendo por aqui, estas vieram baratinho via e-bay.
ExcluirAbraço.
muuito interessante...outra técnica que ja li e NÃO testei seria com aquela parte brilhosa (não sei o nome.."cromada" da lanterna). outra coisa...ONDE comprar essa que vc disse..só em site gringo? pq no mercadolivre e submarino, não tem.
ResponderExcluirvlww
Giancarlo, o esquema com o refletor de lanterna funciona sim, quanto melhor for a qualidade da lanterna mais eficiente a técnica. Segue o mesmo princípio de concentrar o melhor possível os raios solares.
ExcluirA lente veio de fora sim, via e-bay. Foi bem barato. Na verdade tão barato que usei poucos dólares de crédito que tinha com o Paypal por diferença de taxa de conversão do dólar na fatura anterior do cartão.
Abraço.
onde e como comprar esta lente? adriano.nj@gmail.com
ResponderExcluirAdriano, tente via e-bay, lá isso é bem barato, coisa de 2 dólares um par, ou menos.
Excluir