sábado, 26 de maio de 2012

Carvão ativado - socorro milagroso

Quer conhecer um remédio natural barato, facilmente encontrado, sem contra indicações e capaz de neutralizar com eficácia surprendente intoxicações e envenenamentos?

Este é o carvão ativado, e seu uso terapêutico é conhecido desde os tempos da Grécia antiga e considerado milagroso.
O carvão é muito mais que combustível para churrasco.

O funcionamento

O carvão é um carbono de alta porosidade, capaz de absorver gases e impurezas, o que o torna excelente como elemento filtrante. Não é sem razão que o utilizamos nos filtros de água em nossas residências e em geladeiras para a eliminação de odores.

A porosidade do carvão fica evidente nesta imagem de microscópio. Fonte: SMI Analytical.
O carvão ativado é produzido através da queima incompleta de madeira, geralmente em ambientes com oxigenação insuficiente.

Quando ingerido absorve toxinas e ao ser eliminado nas fezes as leva consigo.

Esta afimação pode ser facilmente comprovada acessando este boletim da secretaria de saúde de Ribeirão Preto. Assim como esta, há referências por toda a rede sobre este eficaz remédio.


Uso

Encontrado comercialmente na forma de pó ou comprimidos(mais prático), ele pode ser ingerido mesmo após horas da intoxicação, sendo ainda eficaz. Não existem contraindicações, e tampouco superdosagem, tendo em vista que a substância não é armazenada em nosso corpo. Sua capacidade de absorver toxinas e venenos o torna uma excelente adição ao kit de primeiros socorros de todo trilheiro.

Em situações de sobrevivência, em que é frequente a alimentação com vegetais encontrados no local, nem sempre de origem conhecida, ele pode ser a diferença entre uma situação ruim e outra mortal, já que absorve quase toda a toxina, deixando apenas uma pequena fração desta para ser administrada pelo organismo.

O carvão é também utilizado para reduzir gases, no que é igualmente eficaz.

Comprimidos de carvão ativado.
É importante lembrar que não se deve fazer uso do carvão logo após a ingestão de outra medicação, pois este tende a neutralizá-la também.

Experiências pessoais

Passei a recomendar o uso do carvão ativado após usá-lo em duas ocasiões distintas.

Na primeira, há cerca de um ano e meio, nosso Springer Spaniel chamado Orpheu abocanhou um rato esmigalhado que jazia na rua há pelo menos 5 dias, não sendo possível a retirada de sua boca antes que o engolisse. Temendo que o rato houvesse morrido de envenenamento por chumbinho, corri na internet e busquei tratamentos em casos semelhantes. Todas as referências indicavam o tratamento com carvão ativado, que eu já tinha ouvido falar mas havia esquecido. Neste ponto o cachorro já dava sinais de intoxicação, ficando desanimado e procurando um canto para se esconder. Fui imediatamente para a rua, procurar o medicamento. Rodei cerca de 2 quilômetros até encontrar uma farmácia onde achei o carvão, em comprimido. Após administrar o carvão ao animal, formos dormir esperando uma melhora no quadro. Pela manhã ele nem dava sinais de ter comido algo indigesto, e não apresentou mais nenhum sintoma.

Na segunda vez, após comer fora, comecei a ter os sintomas da infelizmente bem conhecida gastroenterite, coisa que me acometia ao menos uma vez ao ano devido a este hábito. Quando já achava que seria inevitável parar em um hospital lembrei da outra ocasião, e fiz uso do mesmo remédio. No dia seguinte já não sentia mais nada, o que quer que tenha acontecido se curou com o carvão.

Depois destes casos estava plenamente convencido da capacidade do carvão ativado.

Orpheu está saudável e pode brincar com sua bola.
Detalhe: De lá pra cá usamos diversas outras vezes, principalmente com os cachorros, devido a seu aparentemente inesgotável apetite por porqueiras largadas na rua.

Conclusão

Eu uso e recomendo o carvão ativado como tratamento para intoxicações, o baixo preço e longa durabilidade o tornam ideal para estar no kit de todo trilheiro, e sua ausência total de contraindicações o torna bom para todos.

Atenção: A composição de alguns comprimidos de carvão ativado pode conter açúcar, cabe aos diabéticos atentar para este detalhe.

Te vejo na trilha!

60 comentários:

  1. Legal mesmo este post, parabens, ja vou colocar umas pastilhas na minha mochila, minha tia usava isso de monte para eliminar os gases.... ( ó coitada...) até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cláudio, como eu disse, é barato e vale a pena carregar.

      Abraço.

      Excluir
    2. Aonde posso comprar? Pois fui em três farmácias e não o encontrei

      Excluir
    3. Olá, você pode encontrar em farmácias de manipulação também, ou pela internet.

      Abraço.

      Excluir
    4. EU ENCONTREI NA FARMACIA ARAUJO DE MINHA CIDADE, BELO HORIZONTE

      Excluir
  2. E ai Andre boa noite, beleza de dica muito útil mesmo, vou comprar e colocar no kit de primeiros socorros. Bem lembrado quanto aos diabéticos. Devagar e sempre e bola pra frente.
    Bom ver que voltou a postar.

    Forte Abraço

    Antonio Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este post realmente é uma das melhores dicas até hoje, e quem me deu a idéia foi a minha noiva, hehehe.

      Vamos tocando em frente Antonio.

      Tenho mais 13 posts rascunhados, vai sair mais coisa aí...

      Abraço.

      Excluir
  3. exelente dica, miranda!
    vou colocar nas minhas coisas também.

    uma outra coisa é que me parece não perder a validade como outros remédios, hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na verdade na embalagem vem dizendo a validade, mas é longa. Também não sei o que tem pra se perder em termos de propriedade ali, pode ser apenas uma jogada para a indústria te vender outra cartela de tempos em tempos. :)

      Excluir
  4. Pow Andre, como sempre, grande dica.
    Sempre soube do uso do carvao para filtrar a agua, inclusive as que encontramos pelas trilhas em fontes duvidosas, mas nunca soube que poderia ser ingerido para combater intoxicaçoes.
    Muito bom.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso eu decidi postar, apesar de ser um material comum na vida de todo mundo ainda é um uso pouco conhecido.

      Abraço.

      Excluir
  5. Muito bom o post Brother!
    Eu já havia lido sobre isso em um vlog, no qual o rapaz usava em seu kit sobrevivência. Tinha me esquecido e lendo seu texto já anotei na lista de itens para se comprar. um abraço e continue com se blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Náo consigo encontrar o carvão ativado no Rio de Janeiro. Você pode me indicar onde posso comprar pela Internet ou telefone? Desde já agradeço. Um abraço, Rosana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, eu compro aqui no Rio mesmo.

      Algumas farmácias não trabalham com isso, mas até lojas de produtos naturais tem, porque é de venda livre.

      Alguns balconistas não se lembram que isso existe, quando se pede carvão ativado só pensam em filtro, tem que insistir e pedir comprimidos ou cápsulas.

      Acredito que com uma pesquisada no Google também se encontre com facilidade lojas online.

      Abraço.

      Excluir
    2. Rosana, pede como "Carverol" nas farmácias que vc acha

      Excluir
  7. Recomendo voce comprar um carvão ativado em loja de aquarios, 1 kilo custa por volta de R$10,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, bom saber, mas não vem em forma de comprimido.

      É uma boa dica, porque pode-se fazer um filtro de gravidade com ele e purificar água em casa.

      Ainda farei um post sobre isso.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço.

      Excluir
  8. Oi André,
    Vi na internet que o carvão ativado é um ótimo clareador dental. É só misturar com a pasta de dente e escovar normalmente. Ele tem alta capacidade de absorver as manchas e o amarelado dos dentes, estou procurando para comprar por causa disso. Vi que o resultado é super rápido. Mais uma utilidade né.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Será que eu posso comprar o carvão em lojas de aquarios e pedir para a farmacia de manipulação fazer em capsulas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, não sei se consegue, mas não seria mais fácil comprar o comprimido pronto? Até pela internet vende.

      Abraço.

      Excluir
  10. Essa informação foi muito valiosa; não sei porque não consta de curriculos escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, concordo com você.

      Um amigo meu veio me contar que a cachorrinha dele passou mal devido a uma porcaria qualquer comida na rua, e ele lembrou deste post.

      Administrou imediatamente o carvão e no dia seguinte ela já estava visivelmente melhor, ficando como nova em pouco tempo.

      Espero que esta informação seja útil a mais pessoas.

      Abraço.

      Excluir
  11. Caí no seu post quando buscava pastilhas de carvão ativado. Em viagem pelo litoral de Pernambuco, um colega resolveu atravessar a nado um braço de canal cercado de mangue. Hoje não consegue sair a mais de 10 metros do banheiro. Comprimidos ou pastilhas de carvão são um remédio tradicional na Alemanha e é surpreendente que seja praticamente desconhecido no Brasil. Eu mesmo cresci comendo carvão, que meu pai tinha sempre em estoque trazido de lá. Agora, porém, não o encontro assim, prático, em pastilhas. Lembro, porém, que o próprio carvão vegetal para churrasco é adequado, em princípio. Como você bem descreveu, o carvão 'ativado' nada mais é do que a queima de madeira (ou outros materiais - até ossos!) com baixo teor de oxigênio, para que esta não inflame, ou seja, queima incompleta. É o caso no carvão de churrasco. Nesse caso, porém, a questão seria apenas de tempo e condições de armazenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Klaus, muito interessante seu relato.

      Aqui no Brasil(pelo menos no RJ) eu encontro em forma de comprimidos com certa facilidade, a marca mais comum é Carverol, mas existem outras.

      No caso de precisar, eu não deixaria de usar o carvão de churrasco caso não tivesse os comprimidos.

      Obrigado pelo comentário, um abraço.

      Excluir
  12. Qual a dosagem usual para um cão de porte médio (30kg) com suspeitas de envenenamento?

    ResponderExcluir
  13. Thell, prescrição precisa não sei dizer, mas levando em conta que não existe superdosagem, eu daria dois comprimidos e depois de 12h mais dois.

    Depois o veterinário poderá te dizer se ele está bem, o carvão segura um problema maior até que você consiga tratar corretamente.

    Boa sorte com seu cachorro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Ótima dica! Fui lendo a reportagem e comprando na farmácia uma caixa para mim (encontrei em Minas Gerais uma caixa com 20 comprimidos por R$15,00). Muito obrigado! Abraços!

    ResponderExcluir
  15. me lembro que quando era pequena meus pais usavam muito mas eles usavam o carvaõ retirado direto do fogaõ de lenha retiram a brasa viva ainda vermelha e flamejante,jogavam no cha de hortelã e nos davam ,sempre que alguem tinha um desconforto ,dor de barriga, desinteria,até susto aproveitam a deixa e davam pra todos meu pai era mateiro pois tbm era carpinteiro e retirava arvores para fazer janelas m,mesa,cadeira,naquele tempo podia mas ele sempre plantava duas mudas pra repor o estoque bem eco pro tempo de aprendi muito ,sinto ter perdido tão cedo mas ainda hoge usso ensinamentos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses conhecimentos são preciosos, com a vida moderna perdemos muito conhecimento útil dos nossos antepassados.

      Excluir
  16. Respostas
    1. Acredito que sim Leticia, mas lembre-se que de isto não substitui um tratamento com veterinário.

      Excluir
  17. Muito legal a dica , lembro-me que quando criança, minha mãe falava para passar o carvão nos dentes para branquear !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu não conheço Michele, mas as outras informações você pode confirmar fazendo uma pesquisa pela internet.

      Obrigado por comentar.

      Excluir
  18. O carvão ativado em loja de aquários pode tbm ser ingerido com água ou precisa ser adulterada na farmácia? preço é quase de graça!
    Suponho que 1 quilo passarei meses em beneficio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaell, o carvão de aquário é o mesmo, a única diferença é que o da farmácia vem em forma de comprimido, mais fácil de engolir.

      Abraço.

      Excluir
  19. Galera em farmácias normais é muito difícil comprar realmente só consegui comprar em uma farmácia de manipulação saiu barato de mais 38,00 120 cápsulas , moro em Belém em outros estados deve ser mais fácil pra encontrar , Abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, realmente acredito que a distribuição deva variar em função da região, mas que bom que conseguiu encontrar.

      Excluir
  20. É fácil de encontrar em farmácias de manipulação , fui em várias farmácias normas em Belém e não encontrei consegui 120 comprimidos por 38,00 muito bom o preço .

    ResponderExcluir
  21. Q dosagem do carverol pode ser administrado aos cachorros d porte peq e médio q tenham sido vítimas de intoxicação por alimento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, eu não saberia dizer, até porque não sou veterinário, mas no nosso caso demos um no primeiro dia e outro no dia seguinte, e como percebemos que ele já estava bem não demos mais.

      Excluir
  22. Valeu mesmo, show de bola, informação sem complicação, linguagem simples.Gostei da foto e do favicon, parece Indiana Jones, valeu cara, abraço.

    ResponderExcluir
  23. A minha cachorrinha não come faz 2 dias e agora estou dando soro.O carvão vai ajudar se eu der para ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, o ideal é levar a um veterinário para ver o que aconteceu, porque podem ser vários problemas diferentes.

      Ela comeu alguma coisa estranha, mudou a ração? Parece sentir dor?

      Excluir
  24. Como fez para o cão engolir o comprimido ou...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, ele era bem bonzinho e engolia remédio facilmente, era só chamar e falar que era balinha, hehehe.

      Já nosso outro cachorro precisa ser enganado escondendo no meio de alguma coisa que ele adore comer, por exemplo, pão com requeijão ou um pedaço de qualquer coisa que eu esteja comendo.

      Abraço.

      Excluir
  25. Posso dar pra gatos ou é só pra cachorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, nunca usei em gato, mas a princípio não teria problemas. Na dúvida consulte um veterinário.

      Abraço.

      Excluir
  26. André Miranda só hoje vi seus comentários sobre o carvão .. Achei ótimo as dicas.parabéns! aqui em Goiânia crio muitos animas abandonados, moro em apt . num condominio e o pessoal daqui é violento contra os animais, gatos e cachorros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carmelinda, que bom que gostou do post.

      Já usei o carvão em diversas situações, com cachorros e comigo,quando como alguma coisa que me faz mal.

      Só lembre-se de que ele também pode cortar o efeito de remédios que tenha tomado antes dele.

      Excluir
  27. Oi André. Tudo bem ? obrigada por responder. Aqui no Condominio Campos Dourados em Goiânia /Go. Tanto o Sindico e certo moradores., continuam fazendo malttratos com os animais daqui e os que entram no Condominio .. Eita gente. Ruím .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmelinda, lembre-se que pode denunciar estas pessoas por maus tratos.

      Excluir
  28. tem que fazer algo com o carvao ou aderir mais alguma coisa antes de dar ao cao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, provavelmente seu cachorro não vai querer engolir o comprimido sem uma distração de comida, se ele comer remédio sem problemas então não precisa.

      Excluir
  29. Sim, já dei a meu gato. E seguro. Recomendado para envenenamentos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...