quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lata-caneca. De lixo a utensílio passo a passo.

Este post é o primeiro de uma série de tutoriais simples, que visa demonstrar como fazer artefatos eficazes com baixíssimo custo.

Neste caso específico, o que seria jogado fora vira um objeto útil.

Primeiramente, pegamos uma lata vazia. Neste caso usei leite em pó, pois seria descartada, mas pode-se usar outros produtos.

Lata vazia e arame.
Também precisaremos de um pedaço de arame grosso.

Após removermos o rótulo de papel, marcamos e fazemos dois furos na lata perto da borda.

Furos feitos com o Victorinox.
Depois, com um alicate, o arame é moldado para formar uma alça, com duas curvas na parte de baixo para encaixar nos furos da lata. Um objeto redondo e firme ajuda nesta tarefa.

Um barril ajudou a dar a forma da alça.
Agora encaixamos a alça na lata, apertamos as voltas para que não caiam, e usamos uma lima para remover as quinas afiadas.
Ferramentas simples dão conta do recado.
Pronto, a lata agora é um recipiente bom para coletar e ferver água ou cozinhar, resistente ao fogo e que pode ser pendurado usando os diversos métodos mostrados em todos os manuais de sobrevivência e bushcraft. Graças a sua pouca espessura esfria rápido, ao contrário de panelas. Esta será vista em postagens futuras, com certeza.

A lata pronta para ser usada.
 Com este método ninguém fica sem acesso a uma panela pequena para cozinhar na trilha. A lata usada tem capacidadede 700ml, bastante adequada para uso individual.

Importante destacar que estes materiais frequentemente são encontrados jogados em roças e regiões do interior, e numa situação de sobrevivência, como se viu, se transformam em objetos úteis desde que o trilheiro tenha boa capacidade de improvisação.

Te vejo na trilha!

12 comentários:

  1. André você também pode fazer uma vasilha a prova d'água com lata de leite em pó da quelas que a tampa é de metal.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Existem múltiplos usos para latas vazias, pretendo mostrar alguns deles aqui.

    Outra coisa que fica excelente como caixa estanque são aquelas embalagens plásticas de aminoácidos, grandes, com tampa de rosca. Basta uma fita veda rosca pra ficar realmente à prova d'água. Eu tenho uma pra usar no caiaque.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Outra utilidade é usar as latas pra fazer um fogareiro. Na internet tem uns bem eficientes pra camping de baixo impacto.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tema de um outro post, um hobo stove. Já tenho até outra lata separada aqui para isso. :)

    ResponderExcluir
  5. E eles são bons pra dar de presente também! A galera fica impresionada quando vê a água fervendo em um fogo feito só com uns gravetinhos quebrados com a mão. Além disso existem aquelas lanternas/lamparinas que o pessoal de maromba usava muito, feitas com uma lata, um arame e uma vela. O faixo de luz fica muito bom, e é difícil alguma fonte de luz mais barata que essa...

    ResponderExcluir
  6. Aí você quase acertou um terceiro post que está no forno, mas a lamparina é feita de vidro e queima óleo. ;)

    Aguarde...

    ResponderExcluir
  7. Brother, antes de mais nada queria dar meus parabens pelo seu brother, Melhor impossível!

    Brother será q realmente vale apena para usar em campings? Digo isso pq tive uma experiência negativa com uma lata( não lembro o que q ela armazenava originalemnte) q enferrujou e fiquei duvidoso em tratar agua ou, até armazenar nela. Será q posso ter total segurança mesmo com esse material? Um abraço
    E seu blog já está favoritado.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo comentário Lukas.

    As latas estão presentes há décadas em manuais militares e de escoteiros, exatamente com este uso.

    Em todo caso, só faça o que sentir segurança, se preferir comprar uma panela pequena para levar sempre, tudo bem, equipamento é sempre uma escolha individual.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. muito maneiro andre, continue com as dicas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...