segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mora Carving Full Curve Knife

Como pôde ser visto em posts anteriores, tenho grande interesse por alguns tipos de artesanatos úteis, à moda antiga, como colheres, bastões de caminhada e outros objetos.

Considero a fabricação de tais utensílios uma arte ao mesmo tempo bela e útil, e pretendo me dedicar mais a estas atividades no futuro.

Pensando nisto, e tendo assistido a inúmeros programas estrangeiros mostrando as diferentes ferramentas e técnicas tradicionalmente utilizadas, decidi investir e comprar uma ferramentinha muito interessante: A carving knife, que é uma faca curva, afiada à semelhança de um formão. Ela serve para esculpir partes redondas de peças como canecas, vasilhas, colheres e outros objetos.

Este modelo é fabricado pela Frosts, da Suécia, mais conhecida pelas suas fantásticas Mora, e apresenta curva total, ou seja, é bem específica para cavar reentrâncias, diferente dos modelos meia curva, que têm uso misto.

Mora Carving Full Curve. Mais um produto com a qualidade Frosts.
Ao preço equivalente de uma Mora comum, o investimento certamente é válido, levando-se em conta que mantém as qualidades de suas irmãs.

Um fato que deve ser levado em conta é o aço carbono da lâmina, muito mais suscetível a oxidação que o consagrado inox Sandvik123 de outros modelos da marca. Nada que desabone a faca, apenas requer mais cuidados.

A compra foi feita através do e-bay, de um lojista dos EUA, e graças à greve dos Correios, minha faca só foi entregue dois meses depois. A esta altura minha ansiedade era grande.

A faca veio como já imaginava: espartana. Sem bainha, estojo de proteção ou qualquer acessório. Até o cabo de Maple veio sem acabamento algum.

Tratei de aplicar uma fina camada de óleo mineral Singer na lâmina, e uma boa camada de óleo de linhaça no cabo, para proteção.

Óleo de linhaça no cabo, e óleo mineral na lâmina.
A viagem de fim de semana para Conservatória, onde ela seria posta à prova foi cancelada em cima da hora, e com isso o teste ainda não aconteceu.

Assim que o fizer, os resultados serão postados aqui.

Também estou pensando em que tipo de proteção farei para conservar melhor a lâmina e ao mesmo tempo proteger a mochila de seu fio. Ainda não cheguei a uma conclusão quanto a isto.

Te vejo na trilha!

6 comentários:

  1. bom post andré ;)

    tambem eu estou á espera de uma faca dessas para fazer uns trabalhos para mim e para uns amigos;)

    abraço, e força ai nesse blog;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado JC.

    Ainda não testei a faca, até por falta de achar uma madeira boa, mas já vi pela net que ela funciona bem.

    Obrigado pela força.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pow andre,
    Um mes ja sem postar nada,
    acho q esse foi o mes mais magro desde o inicio do Blog...
    Seus posts estao fazendo falta cara...
    Abs...

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão cara, mas não é por desinteresse, é porque estou muito enrolado com trabalho e curso, tem muito tempo que não vou pro mato desestressar, pra você ter uma idéia estou fazendo um estojo, quase uma bainha, para a Mora Carving em doses homeopáticas, quando chego em casa depois das 22:30.

    Falta só pintar para acabar o post. Este fim de semana sai.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá, eu comprei pela internet lá dos EUA, na época ninguém no Brasil fabricava, mas hoje em dia temos excelentes cuteleiros fabricando e vendendo via internet.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...