sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Uma modificação no facão e mais uma maneira de fazer fogo.



Após assistir a um video onde eram feitas algumas modificações em facões, visando maximizar seu potencial como ferramenta multiuso, resolvi fazer uma delas em meu antigo facão Coqueiro.
Trata-se de deixar uma seção de cerca de 10cm de comprimento na parte traseira da lâmina, perto do cabo, o mais reta possível, com quinas afiadas que funcionam como uma plaina para madeira, alisando as superfícies como uma faca de raspar(drawknife). Para isso utilizei uma lima fina e cerca de 10 minutos do meu tempo.
O resultado é bom. Raspando madeira com esta parte do facão pode-se deixá-la bem lisa, e o melhor, sem danificar o fio. Uma consequência bem útil desta raspa é a geração de pequenas lascas de madeira, semelhantes à serragem utilizada em gaiolas de roedores, que se presta muito bem para acender fogo.
O teste
Aqui demonstro a técnica com um pedaço de bambu seco encontrado na fazenda. Primeiramente é preciso rachar a seção ao meio. A raspa foi concentrada em um pedaço da folha que reveste o tronco  do bambu, mas poderia ter utilizado qualquer outra coisa.
Mesmo usando apenas uma das mãos o resultado é bom. Esta serragem foi usada posteriormente para fazer fogo, apesar de estar um pouco úmida.

Raspando o bambu com o dorso do facão.
 
Material pronto para acender
Aceso, após alguns minutos com o Ferro Rod

Conclusão
Considerando que a parte modificada da lâmina não tinha qualquer uso originalmente, que esta alteração se faz em questão de minutos, e proporciona resultado satisfatório, deixando o facão ainda mais versátil, não há razão para não fazê-la. Fique à vontade caso queira experimentar.
Te vejo na trilha!

2 comentários:

  1. Pode crer, cara.
    A parte da lâmina próxima ao cabo normalmente é deixada sem fio para evitar corte na mão no caso de ela escorregar "pra cima" do cabo.
    Meu facão também é bastante amolado nessa seção. Isso me obriga a ter todo o cuidado quando realizo algum tipo de trabalho que exija muitos golpes.
    Atenção total agora com essa ferramenta que se tornou bastante perigosa.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luciano, sempre que alguém lida com lâminas deve tomar cuidado, afinal, acidentes acontecem quando estamos distraídos.

    Mas acho que você não entendeu, o fio do facão sempre foi na lâmina inteira, e no meu caso muito afiado, o que eu fiz foi lixar a parte de trás, mais pra perto do cabo para que as quinas ficassem bem vivas e não arredondadas.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...