domingo, 12 de setembro de 2010

Construindo uma barreira anti vento para uso com o fogareiro.

Em um arroubo de criatividade, confeccionei uma proteção contra o vento para fogareiros, problema que afeta muito a eficiência principalmente de espiriteiras, conforme havia relatado no post sobre o Super Tuna.

Ela consiste de 3 placas de PVC de 3mm, nas medidas 20x25cm. Elas se ligam por argolas vendidas em lojas de materiais para artesanato, passadas através de furos. Quando não estão em uso basta bobrar uma sobre a outra e guardar na mochila. No caso da minha, vai no compartimento traseiro, destinado a um cantil flexível estilo Camelback.

As placas de PVC unidas por argolas.
Pronto para ir para o mato na mochila.
A barreira e o fogareiro.
Em campo, durante o uso, a barreira pode ser ancorada por meio de varetas ou mesmo pedras. Testes preliminares mostram que a idéia é boa. Em breve o conjunto vai passar por testes de campo, e os resultados serão postados aqui.

A idéia é interessante, e pode ser usada com outros materiais, basta manter a capacidade de adaptação e improvisação ativa.

Te vejo na trilha!

4 comentários:

  1. miranda, se me permite, não acho que o PVC puro seja uma boa opcão... ele é termoplástico (amolece bastante a uns 100 graus) e não reflete o calor pra dentro, de volta à panela... o seu não deve apresentar esse problema, pois fica longe do fogo.
    se quiser, vc pode colar um papel alumínio desses comuns por dentro, ajuda muito a não derreter.
    eu prefiro o pára-vento feito em matriz de off-set em alumínio, é baratim, levim e refletivo, hehehe... se enrolado no isolante térmico, fica facim de se levar e não amassa.

    abração!

    ResponderExcluir
  2. É, não tinha pensado em fazer de alumínio, acho que fica bem melhor sim.

    Mas como este saiu e graça e já está pronto, por enquanto vou usando pra ver como se sai.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. quando vc vier aqui em ibiti eu te dou um de off-set... sob medida, claro, hehehe...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...