domingo, 29 de agosto de 2010

Fogareiro Super Tuna

Hoje mostrarei como fazer em casa um modelo de fogareiro a álcool simples, barato e muito eficiente. Também são conhecidos como espiriteiras, e seu uso é muito difundido entre os trilheiros mais antigos e experientes, pela simplicidade, leveza e funcionalidade.

Vale lembrar que embora os modernos fogareiros compactos que funcionam à base de cartuchos de butano estejam na moda, eles enfrentam uma séria restrição: Não é permitido embarcar em aeronaves com os cartuchos, e dependendo do lugar para onde se vá, não é muito fácil achá-los. Daí se entende o sucesso das espiriteiras. Em qualquer país do mundo se acha álcool de diversos tipos, a preços baixos. E este ainda leva vantagens em relação aos outros combustíveis líquidos para fogareiros, como benzina e gasolina. Ao contrário dos outros, caso o fogo saia do seu controle pode ser apagado simplesmente com água. Em caso de derramamento no interior de sua mochila, não mancha, estraga ou deixa cheiro forte por longos perídos, pois ele evapora rapidamente. Além disso não contamina alimentos.

Após estudar vários artigos pela rede onde as diversas variações eram amplamente debatidas e testadas, acabei escolhendo um modelo que o articulista chamava de Super Cat, pelo fato de ter sido feito a partir de uma lata de comida para gatos. Como o meu foi feito a partir de uma lata de atum, batizei de Super Tuna.

Vamos ao passo a passo:
Primeiro pegamos uma lata de atum vazia, devidamente limpa e já sem rótulo.
Depois de virarmos a beirada interna cortante para cima, fazemos duas fileiras de furos, intercaladas, tentando manter o espaçamento regular.
Pode ser usado um furador de escritório, como eu usei nos primeiros furos. No meu caso, ele entortou e não fura nem papel mais. Tive que continuar fazendo um furinho com o meu Victorinox e alargando com um alicate de bico fino. Na verdade qualquer método que fure a lata vai servir, mas é preciso fazer furos de aproximadamente 4mm.

A ciência por trás deles é que ao incendiarmos a camada superior do álcool, a temperatuda da camada inferior se eleva, então ocorrendo a evaporação da mesma, que se pressuriza após tamparmos o fogareiro. Com isso a chama principal se apaga e somente o gás pressurizado é queimado através dos furos laterais.
Isso os torna muito eficientes, este meu nos testes ferveu meio litro de água em 6 minutos, e teve autonomia de 11.3 minutos com 1 cm de álcool no fundo, o que é o bastante para cozinhar um miojo ou pacote de sopa.

Os testes:

A panelinha usada é a minha de camping, onde a tampa é um pratinho e abaixo dela vai outro. Já que será ela a usada no mato, faz bastante sentido usá-la nos testes. Apesar do fundo um tanto empenado, não dificultou o uso do Super Tuna.
Da primeira vez coloquei apenas duas tampinhas de álcool e acabei tampando o fogareiro muito rápido, logo, não deu tempo do álcool ferver e pressurizar. Achei que era erro de construção mas resolvi tentar de novo. Desta vez coloquei álcool até chegar a cerca de 1cm do fundo do fogareiro. Também esperei por quase um minuto até ver o álcool borbulhar e claramente ferver para colocar a panela em cima. Aí tudo funcionou conforme o planejado.
Álcool pressurizado queimando através dos furos laterais.
Em 6 minutos a água ferveu. Boa média de tempo.
Resultado:

Sucesso total, o Super Tuna apesar de extremamente simples é eficaz, e leve. Lembram daquela foto onde eu mostrava meu porta marmita militar anexado à lateral da mochila via lacres plásticos? Pois bem, dentro dele vai minha panelinha de camping, e agora dentro dela vão o Super Tuna e uma embalagem pequena de álcool, formando um kit muito leve e prático.

O kit: panela, pratos, Super Tuna, recipiente com álcool, e porta marmita.
Se você gostou desta dica, experimente, faça um pra você, garanto que vai se surpreender. E se fizer me avise dos resultados!

Importante: Espiriteiras, como todos os fogareiros, são muito afetadas pelo vento. É altamente recomendado que você construa um abrigo de vento para quando for usar em locais abertos. Pode ser improvisado com caixas de papelão, ou outro material amplamente disponível, basta usar a criatividade.

Em caso de dúvidas, comentários, sugestões ou críticas comentem, twittem ou me mandem um e-mail.

Como eu sempre digo, a interação é sempre muito bem vinda.

Te vejo na trilha!

21 comentários:

  1. Salve Amigo!!

    Boa idéia, vou fazer o teste aqui.

    Aproveitando pra agradecer pelo ótimo material do teu blog.
    Abraço!
    Sorte, saúde e sucesso!!

    Marcelo Loss Picolli

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a visita e o comentário Marcelo!

    Nos próximos dias virão mais tutoriais e artigos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Miranda, brilhante idéia.
    Fiz dois e botei pra testar com uma chapa de ferro fundido que tenho em casa.
    Aproveitei pra fazer uma "picanha na chapa" e ficou espetacular.
    Tá aprovado!
    Grande abraço.

    7 de setembro de 2010

    ResponderExcluir
  4. Que bacana Ronei, fico feliz! O meu kit também foi aprovado, e terá uso no mato em breve...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Buenas camarada André.

    Hermano, sou adepto ao cicloturismo e atualmente estou levando nas viagens um mini fogareiro que funciona com um cartucho de butano, é muito prático. Contudo, eu necessitava de uma segunda opção, um plano B em caso de emergência. Estive lendo algumas alternativas na comunidade cicloturismo no orkut, onde pessoal testou algo parecido com o seu Super Tuna, mas feito com lata de refrigerante. Achei um pouco complicado de fazer, ao contrário desse seu exemplo que é infinitamente mais simples e logo vou testar aqui em casa e depois volto a comentar.

    Suas dicas são preciosas, continue mantendo o blog atualizado.

    Abraço.

    Hasta!

    ResponderExcluir
  6. Nelson, seu blog também é bastante inspirador pra mim, pedalo bastante no dia a dia mas tenho vontade de começar a fazer uns roteiros de viagem em duas rodas...

    Quanto ao fogareiro, faça sim, que o bicho funciona! Aproveite e pense em algo como a barreira contra vento que eu também postei aqui, é muito útil em situações como aquela em que você teve que cozinhar dentro de uma manilha. :)

    Bom saber que está gostando do blog, tem mais postagens no forno, pode acompanhar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. bakana o artigo Andre você me indicou ate um erro que eu cometi quando fiz o meu eu nao esperava esse tempo pro alcool ferver rsrsrsrs axei que tinha errado na construção mais valeu a dica rapaiz continue com estas boas dica brother o o blog ta show !!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Pois é, eu fiz a mesma coisa no meu primeiro teste, só na segunda tentativa é que esperei pra ver o que acontecia. :)

    Obrigado por comentar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Camarada Andre, hoje eu fiz o fogareiro, super aprovado. Comigo também não funcionou na primeira vez, mas lembrei das suas dicas e na sequencia foi tudo bem.

    Devo ter utilizado de 1,5 a 2cm de álcool, ferveu em 3min e durou 19min no total. Estou saindo de viagem na próxima semana e vou levar o Super Tuna e também meu fogareiro com cartucho de butano, sem comida não fico, rs.

    Abração hermano.

    Obrigado!

    Hasta!

    ResponderExcluir
  10. Corrigindo: Coloquei 1cm de álcool, não mais que isso, com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Que beleza Nelson, mais um que aprovou o conceito!

    O seu até durou mais tempo aceso que o meu, dá pra cozinhar bastante coisa.

    Por falar nisso, estou pra fazer outro esta semana, porque acabei doando o do post. A latinha já está limpa e separada.

    Boa viagem, e até a volta!

    Abração.

    ResponderExcluir
  12. Uma otima ideia mas com combustivel solido (algodão com parafina) a panelinha tem que ficar a mais ou menos 1cm do fogareiro senão demora muito pra ferver,feito isso e rapidinho,gostei da ideia e ja fiz o meu fogareiro. abraços....

    ResponderExcluir
  13. Isso aí, existem outras possibilidades de combustível além do álcool, até mesmo óleos de origem animal.

    Em breve mostrarei um fogareiro a lenha, feito com lata também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Ola eu não consegui entender uma coisa, depois de colocar o alcool dentro o que faz para ele ferver e pressurizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acende. Depois de alguns segundos você ouve e vê ferver, daí é só colocar a panela em cima que o vapor pressuriza e queima apenas pelas aberturas(furos).

      Abraço.

      Excluir
  15. Saudações ! Meu nome é Luiz Fernando, gostaria de parabenizar pelo blog ! Fiz uma espiriteira com lata de alumínio, testei e aprovei em uso, mas esse projeto da Super Tuna é muito prático e fácil de construir, vou construir uma e após os testes entro em contato novamente ! Abraço á todos... continue com as dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou do blog! A Super Tuna funcuiona sim, o chato é a recente restrição da venda do álcool...

      Avise dos resultados sim.

      Abraço.

      Excluir
  16. Boa noite, parabéns pela dica! Porem ao tentar fazer o meu fogareiro, o msm nao permaneceu aceso, ele está dano uma explodida e logo após ele apaga. Fiz o fogareiro utilizando um recipiente com diametro um pouco maior e mais fundo. Alguem teria alguma dica sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, hoje em dia esbarramos em um problema bem chato, a dificuldade em achar álcool 92º.

      Este sintoma pode ser por conta do combustível, não?

      Um amigo que acompanha o blog fez uma viagem de bike pela América do Sul, e relatou que não conseguia manter o fogareiro aceso, bastava colocar a panela em cima que abafava a chama.

      Levantei a hipótese do combustível diferente, e sugeri que ele fizesse uma gambiarra para sustentar a panela ligeiramente afastada do fogareiro, assim gastaria mais álcool mas daria para usar. Aparentemente deu certo.

      Já tentou fazer outro, com um recipiente parecido com o meu?

      Abraço.

      Excluir
  17. Legal o tutorial...
    Andre, sera que se colocar um pouco de estopa no fundo do recipiente (contando com o alcool que temos disponivel hj em dia, no max 76%), nao manteria o fogo aceso por mais tempo e sem o perigo de nao se manter aceso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, teria que testar...

      Eu deixei o Super Tuna como backup e agora o Hobo Stove é o principal, então nem tenho usado pra saber como nosso álcool funciona atualmente.

      Uma dica: Em lojas pequenas de produtos de limpeza ainda se acha o 92.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...