domingo, 14 de outubro de 2012

Lentes Fresnel

Cape Forchu Lighthouse.

 Este modelo de lente foi desenvolvido pelo fisico francês Augustin Jean Fresnel para utilização nos faróis de sinalização costeira.

O desenho delas permite a construção de lentes de grande abertura e curta distância focal, sem o tamanho e volume de material que seriam necessários para uma lente convencional. A lente Fresnel pode ser tão fina quanto uma folha, como veremos neste post.

O formato da lente permite capturar luz de posições mais oblíquas, o que no caso dos faróis significa maior visibilidade à distância.

Diferença de formato entre uma lente Fresnel(1) e uma convencional(2). Fonte: modulatedlight.org.

 Mas não é somente em faróis que este tipo de lente se destaca, são largamente utilizadas em refletores de estúdio e como lentes de aumento, estas últimas são as que mais nos interessam.

Lente feita para levar na carteira.
Existem no mercado algumas lentes Fresnel compactas como um cartão de crédito, mais finas e muito baratas, para serem carregadas no dia a dia. Esta mostrada aqui é de 4 aumentos e custou menos de 3 dólares o conjunto com 4.

Se você perdeu o interesse no post porque que não precisa de ajuda para ler, esqueceu de uma utilização muito útil para nossas aventuras no meio selvagem: Fogo.

O fogo pode ser aceso com uma lente, captando a energia solar e a concentrando sobre a isca. Este método é bom porque o sol é um recurso inesgotável para nós, além de ser muito eficiente, criando uma brasa em poucos segundos com a angulação certa, mas é preciso luz direta do sol, em dias nublados esta técnica não funciona, daí a importância de conhecermos variadas maneiras de acender fogo.

A lente e seus 4 aumentos.

A técnica é simples, basta posicionar a lente em posição perpendicular ao sol, e ajustar a distância entre esta e a isca, até que se produza um pequeno ponto de luz concentrada sobre ela. Nas condições certas, em poucos segundos o material começará a se incendiar.

Funcionamento da lente na criação do fogo.


Outras lentes podem desempenhar o mesmo papel, como um binóculo, a objetiva de uma câmera fotográfica, uma boa lupa, mas dado o tamanho e baixo custo de uma lente Fresnel como a mostrada aqui, é mais fácil sempre levar uma na mochila para ter o instrumento da técnica sempre à mão.

Em breve pretendo postar um videozinho mostrando a facilidade de começar o fogo com os materiais e condições de luz certas.

Te vejo na trilha!

8 comentários:

  1. Curti muito essa postagem. Saberia me dizer onde consigo compra-las ? Procurei no ML e só achei para telão/projetor (medidas grandes).
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmarggo, realmente nunca vi vendendo por aqui, estas vieram baratinho via e-bay.

      Abraço.

      Excluir
  2. muuito interessante...outra técnica que ja li e NÃO testei seria com aquela parte brilhosa (não sei o nome.."cromada" da lanterna). outra coisa...ONDE comprar essa que vc disse..só em site gringo? pq no mercadolivre e submarino, não tem.

    vlww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giancarlo, o esquema com o refletor de lanterna funciona sim, quanto melhor for a qualidade da lanterna mais eficiente a técnica. Segue o mesmo princípio de concentrar o melhor possível os raios solares.

      A lente veio de fora sim, via e-bay. Foi bem barato. Na verdade tão barato que usei poucos dólares de crédito que tinha com o Paypal por diferença de taxa de conversão do dólar na fatura anterior do cartão.

      Abraço.

      Excluir
  3. onde e como comprar esta lente? adriano.nj@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, tente via e-bay, lá isso é bem barato, coisa de 2 dólares um par, ou menos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...