terça-feira, 3 de maio de 2011

Feather Sticks. Maximizando as chances de acender sua fogueira.


Esta é uma técnica bastante utilizada na Europa e nos Estados Unidos, e visa aumentar as chances de começar um fogo em condições de neve, onde nem sempre se pode recolher material miúdo. Seu nome deriva da aparência dos pedaços de tronco, lembrando penas.

Primeiramente escolhemos pedaços de tronco que sejam passíveis de partirmos em 4. De preferência usaremos dois ou mais, conforme veremos mais tarde.


Removemos toda a casca para que sequem mais rápido.
Partimos ao meio e depois partimos as metades novamente ao meio. Cada uma delas será um feather stick.

Batendo na faca com um toco partimos nosso galho com precisão.
Pegamos um dos quartos e separamos os outros. Neste ponto é essencial que a faca esteja bem afiada. Se for preciso, usamos a pedra de amolar para algum retoque no fio antes de prosseguirmos.

Agora, apoiando um lado no chão e segurando o outro, passamos a faca de cima para baixo em ângulo bem fechado por uma das quinas, com fimeza e sem trancos. Com isso geramos lascas bem finas que vão se enrolando conforme descemos. Não podemos cortar até o final, pois assim elas se desprenderiam do tronco, o que não desejamos.

As raspas são nosso objetivo.
Continuamos produzindo lascas até que a quina esteja reta, quando então giramos o bastão e prosseguimos na próxima quina.
Rapidamente o  bastão ficará revestido destas lascas, que parecerão feitas por plainas. Este é o feather stick.

Agora repetimos o processo com os outros pedaços, depois basta acendê-los.

Importante
A posição mais cômoda e eficaz é com o braço esticado, usando o ombro para forçar o corte. Com isso ganhamos consistência em todas as lascas.

Se o ângulo de corte for aberto as lascas ficam grossas, não podendo ser acesas com o método da faísca, mas ainda sendo boas para o uso de fósforos. De toda forma, é prudente tentarmos produzir as lascas mais finas que pudermos.

As lascas, por acenderem-se facilmente, não duram muito tempo queimando, não sendo capazes nem mesmo de incendiar os troncos aos quais se prendem, razão pela qual devemos fazer um maior número de feather sticks. Ao acendermos o primeiro adicionamos os outros para gerar um fogo passível de ser alimentado por gravetos maiores.

A madeira utilizada determinará o grau de dificuldade de execução desta técnica. Algumas são difíceis de rachar uniformemente, outras não queimam bem. Novamente afirmo que é importante tentarmos estudar as árvores da região em que excursionamos, para que possamos sempre selecionar o tipo certo de madeira para cada utilização.

O pedaço usado em nosso exemplo rachou mal e gerou lascas pouco uniformes, e só acendeu após vários minutos de tentativas com o Ferro Rod, o que só reforça o parágrafo anterior. Por esta razão, o momento dos feather sticks queimando não foi registrado em fotos.

Conclusão
A explicação por trás da técnica é simples. Ao racharmos a madeira em 4 expusemos suas partes mais secas, e ao cortarmos estas regiões em fatias finas, diminuímos a quantidade de calor necessário para sua combustão, daí a possibilidade de acendermos com faíscas.

Conhecendo várias maneiras de fazer uma mesma coisa aumentamos nossas chances de sucesso, e esta é mais uma técnica útil no baú de conhecimentos de qualquer trilheiro.

Te vejo na trilha!

4 comentários:

  1. Poxa cara, parabens pelo blog, achei-o por acaso e ja o li inteirinho, muito boas as dicas, mal posso esperar para po-las em pratica no proximo camping, alem de ja ter recomendado pra todo mundo que conheco que curte o camping selvagem...
    mais uma vez parabens.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Aloisio, ando meio enrolado mas aguarde novidades em breve.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog está um espectáculo!!

    abraço, desde portugal;)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado JC, muito bom receber um comentário positivo de um irmão aí do velho mundo.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...