terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O facão.

Uma ferramenta com múltiplas utilidades, baixo custo e eficiência comprovada pelo tempo, o facão está presente em 100% das culturas em regiões tropicais.

Seu formato e dimensões variam, mas a essência é a mesma. Uma lâmina simples, feita de aço carbono, leve, com grande poder de corte e resistência a abusos, usada para quase todas as tarefas diárias em regiões de floresta, como abertura e manutenção de trilhas, corte de lenha para fogueiras, construções na selva, e até mesmo limpeza de caça e pesca.

Quando me aventuro por regiões de densa vegetação, ou sei que o programa contará com construção de abrigos, ou ainda exploração de regiões desconhecidas, o facão sempre me acompanha, pois não há ferramenta mais indicada para estas tarefas.

A escolha do facão.

Existem muitos fabricantes, e diversos modelos de facões à disposição. Alguns sem ponta, outros com mais peso na frente, maximizando o poder de corte. Os cabos podem ser de madeira, plástico ou outro material sintético, e os acabamentos variam muito, assim como os preços.Vão de 09 a 22 polegadas de comprimento. Tenha em mente que um facão demasiadamente comprido será pouco manobrável no mato fechado. Eu aconselho experimentar alguns modelos dentro da faixa de preferência de formato e tamanho, para achar o mais confortável de manusear.

O meu facão mais utilizado, me acompanhando desde os 15 anos de idade, é da marca Coqueiro, com 14 polegadas de lâmina, e cabo em madeira. Considero este tamanho ideal para uma ferramenta de múltiplas funções. Um maior teria mais poder de corte, mas perderia em manobrabilidade.

Meu facão Coqueiro. A cabeça de águia personalizada no fim do cabo é fruto da fértil imaginação adolescente.
A leveza do facão é fácilmente compreendida nesta vista da pouca espessura da lâmina.

Manutenção.

Independente da escolha, o facão deve estar sempre bem afiado. Um facão sem fio perderá muito de sua capacidade de abrir trilhas no mato ou mesmo cortar galhos para construir alguma estrutura. Para saber como afiar sua lâmina veja este post. Evite golpes sem controle, porque estes poderão atingir pedras ou outras superfícies que danificam o fio, dando mais trabalho para sua afiação futura.

Facão afiado é certeza de bom corte no mato.

Sendo uma lâmina de aço carbono seu facão tenderá a oxidar rapidamente. Mas não se preocupe, isto é normal e até desejado. Conforme a oxidação aparecer, apenas passe uma palha de aço nele para tirar qualquer poeira de óxido. Com isto em pouco tempo se formará uma pátina, que protege a lâmina e dificulta a oxidação mais séria. A lâmina ficará totalmente escura, e deste ponto em diante bastará passar novamente a palha de aço quando a oxidação atacar, secando bem qualquer umidade. Você saberá se é necessário o uso da palha de aço, quando ao passar a mão pela lateral do facão sair poeira marrom(de oxidação) nos dedos.

Realmente não há mistério na manutenção desta ferramenta, e um facão assim mantido durará toda uma vida.

Escolha com cuidado seu facão, levando em conta suas preferências e usos, e ele será seu companheiro de todas as aventuras.

Te vejo na trilha!

16 comentários:

  1. Muito interessante!
    Eu pessoalmente gosto mais de uma foice da folha pequena ela tem pouco mais de um 25cm. Desde 13 anos que ele me acompanha. Mais ultimamente acabei comprando um facão há algum tempo, pois a foice ja tem mais de 32 anos e virou uma relíquia pra mim, vou ver se consigo outra.
    Aqui onde moro é o típico cerrado, então acho mais eficiente, pois me ajuda a deslocar e também faz todo tipo de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, você não é a primeira pessoa a me falar isso, pelo que vejo muita gente Brasil afora usa foice onde não há necessidade de abrir picadas na mata.

    É uma questão cultural, creio.

    Eu adotei o facão desde a adolescência, me adaptei bem, e sou fã da multifuncionalidade dele. Numa necessidade até para cavar serve.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Nordeste nós usamos uma faca mais curta feita com uma lâmina de um facão bem antigo, chamamos de faca de perneira em alusão a vestimenta dos vaqueiros que conduziam o gado. Tenho uma com 25 anos pertenceu ao meu falecido pai, só que de tanto afiar já está com a lâmina muito estreita.

    ResponderExcluir
  4. Interessante Jadelson, mais um uso regional diverso para o facão, que eu não conhecia.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  5. miranda,

    uma dica boa é passar, a quente(não muito), parafina no facão mó de proteger da oxidação. se já houver a pátina marrom, ela se fixa ainda mais facilmente...

    abração!

    ResponderExcluir
  6. Taí, não conhecia essa.

    Valeu Samuca.

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. Moço, muito bom seu texto...
    moro na zona da mata (leste de minas).
    sou criado em fazenda, e sempre gostei de FACÃO.
    tinha oito, me ROUBARAM o mais antigo(25anos)tinha ele desde 10anos, era feito de serra de serraria, mais ou menos 17"...
    aqui na região o pessoal sempre gostou mais de FOICE, eu de facão! agora tenho sete vai de 10" a 18". 1 PROCK-11",um CIMO-10"(INOX), um BIANCH-12"(INOX), treis TRAMONTINA-12" 14" e 18"e um CORNETA-16". este ultimo ganhei do meu padrasto é q mais corta, é leve e tem boa empunhadura. Sempre tive dúvidas sobre qual levar pro mato devido a tamanhos diferentes..
    vou começar a te acompanhar a parti de hoje.
    cordialmente: HUARLEY (folhalarga2@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, mais um que gosta dos facões! Eu tenho alguns que estão guardadinhos aqui, o que está na "lida" agora é um matão de 16" com cabo de jatobá que adquitri ano passado e gostei muito, têmpera mais dura que os Tramontina e mais espesso também, bom para cortar.

      Aguarde os próximos posts, que vem coisa boa aí.

      Abraço.

      Excluir
  8. Eu tenho uma foice pequena com cabo de 1,2 metros e uma facão Corneta de 16". Caminhando na mata acho que o facão é melhor que a foice, ele é mais fácil de usar, tive um Tramontina de 14" também e acho que o Corneta corta muito mais e perde menos o fio que o Tramontina, pra mim a foice só se sai melhor pra limpar áreas de vegetação mais baixa como beira de córregos por exemplo, minha preferência fica com o facão. Estou pensando em comprar mais um mas agora não sei se compro outro de 16" ou um maior de 18 ou 20", nunca usei facão tão grande daí minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magnus, tudo depende do ambiente e também da preferência.

      Na Amazônia o mato é menos fechado no chão, então usar um facão de 20" é fácil, já na mata atlântica se torna complicado manobrar no meio de cipoais e outras áreas fechadas, daí a preferência por 16" ou mesmo 14".

      A vida inteira usei 14", agora optei pelo de 16" por ser um meio termo entre o maior peso e capacidade de corte, e manobrabilidade.

      Tenho um de 20" que adaptei um cabo comprido, ele é a coisa mais desajeitada do mundo para usar no mato, costumo brincar dizendo que só seria útil no dia do apocalipse zumbi, eu o mantenho por ser uma lembrança da adolescência.

      Minha dica seria: Vá até uma loja de cutelaria e peça para sentir o peso dos facões de tamanhos variados, segure e tente se imaginar abrindo caminho no meio do mato com eles, daí você escolhe o que achar melhor.

      Abraço.

      Excluir
  9. Sou apreciador de um bom facão, ja tive o Tramontina mas descobri que é um dos piores facão do mercado, hoje tenho um corneta bem afiado ja um pouco desgastado mais é tudo de bom. Estou tentando comprar um colins me disseram que é ótimo tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nascimento, eu também tenho um Tramontina, não considero ruim, apenas é mais macio e leve que outros de outras marcas. Isto tem vantagens e desvantagens, perde o fio mais rápido mas também reafia sem dificuldade.

      O Collins você acha no Mercado Livre, tem um vendedor de Manaus com vários de estoque antigo, além dos Martindale ingleses.

      Abraço!

      Excluir
  10. vc sabe onde consigo comprar um facão casamatão 14 com bainha de couro Preta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, você se refere à fábrica Matão no estado de São Paulo? Eu tenho um de 16 polegadas deles, comprei aqui no centro do Rio, acredito que na internet ache.

      Excluir
  11. Qual é o melhor: O facão tradicional ou o tático,ou é a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marotta, desconheço o que seria um facão tático.

      Se for com um formato mais agressivo, pintado de preto e com serrilhado nas costas, na minha opinião é só firula e modinha.

      Um facão tem que ser bem feito, com boa empunhadura e tamanho adequado ao que você quer fazer, e só.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...