domingo, 21 de novembro de 2010

O estilingue. Muito mais que um brinquedo.


Ferramentas interessantes e frequentemente negligenciadas são os estilingues. Fazem sucesso entre a garotada há décadas, por serem simples e divertidos de usar. Por isso podem ser de grande valia em acampamentos com crianças entediadas. No entanto, não são apenas brinquedos. Com um pouco de treino são muito precisos e eficazes. Além disso, são um excelente treino para arqueiria, porque assim como nos arcos primitivos, no estilingue o tiro é instintivo, ou seja, não existe aparelho de pontaria, seu cérebro é quem calcula as trajetórias e ajusta a mira de acordo com o alvo.

Em situações de sobrevivência podem fornecer alimento, na forma de pequenos animais e pássaros. Podem ainda servir para espantar algum animal potencialmente perigoso.

Devido ao seu tamanho pequeno e peso reduzido, podem ser levados na mochila constantemente. Sua munição é farta, pois se encontra espalhada pelo chão.

Existem estilingues industrializados e os feitos em casa, a partir de forquilhas de árvores. A escolha depende das preferências individuais.

Estilingue regulável vendido nas lojas de camping e materiais esportivos: Boa opção para uso de elásticos potentes.


Os estilingues comumente vendidos no mercado parecem versões industriais de estilingues clássicos de forquilha, mas existem alguns mais bem feitos, com regulagem para o tamanho do braço do dono, e reforçados com apoio para o braço que propiciam melhor suporte na hora do disparo. Estes permitem que se use elásticos mais potentes que as versões mais simples.

Estilingue de forquilha feito no mato. Simples e eficaz.
Os estilingues feitos de forquilhas de árvore são os que todos têm em mente quando se fala no assunto, e frequentemente são vistos nas mãos de crianças na roça, devido à sua facilidade de construção. Este da foto foi feito em menos de 20 minutos, durante uma ida à floresta em dia de chuva. Basta adicionar os elásticos.

Falando neles, antigamente era comum o uso de pedaços de camara de ar de pneu, já que borracha era um item relativamente escasso, mas hoje em dia se encontram bons elásticos tubulares em lojas de materiais médicos, e a variação de medidas disponibiliza uma gama de potências para o estilingue.

Mais recentemente, algumas pessoas vêm utilizando elásticos ainda mais poderosos, conhecidos como Thera bands, que são usados como aparelhos de execício em fisioterapia, a cor indicando a resistência do material. Testes na Europa indicaram que um estilingue utilizando alguns tipos de Thera band propiciam disparos com energia equivalente a de uma arma de fogo, atravessando frangos congelados, e quebrando cocos. Realmente um poder surpreendente para o prosaico estilingue!

Nos EUA há ainda adaptações do estilingue para disparar flechas, que fazem relativo sucesso, especialmente em atividades de pesca. Um estilingue comum poderia se prestar a isso com poucas alterações, feitas já na área em que se pretende usá-lo, tornando-o ainda mais versátil.

Bolas de gude: Baratas, uniformes e de boa consistência.

Quanto à munição, pode ser desde pequenas pedras encontradas pelo chão, esferas de aço de diferentes medidas vendidas especificamente para este fim, ou bolas de gude que são relativamente uniformes e são vendidas a peso, com preço baixo. Há quem use esferas de chumbo, como as usadas nas armas antigas de antecarga. Tudo vai depender da disponibilidade e das preferências individuais.

Eu possuo os dois tipos, sendo que atualmente o industrializado tem visto ação, e os feitos por mim se encontram parados precisando trocar os elásticos. A descoberta dos Thera bands e equivalentes já despertou meu interesse, e em breve devo fazer uma bateria de testes com eles. A munição que tenho utilizado são as bolas de gude, levadas em uma bolsinha de nylon.

Minha recomendação é que experimente sem compromisso. Não seria surpresa se um hobbie esquecido na infância voltasse com força total, e agora com roupagem de equipamento de sobrevivência.

Te vejo na trilha!

20 comentários:

  1. Buenas

    Ótima postagem, no entanto, faço apenas uma pequena observação: Se for utilizar o estilingue, na minha opinião, que seja como recurso para obter alimento em situações de emergência. Acho um total descaso com a natureza ficar matando animais como uma brincadeira. Não que seja o seu caso André, entendo perfeitamente sua colocação. Apenas não recomendo a indicação para as crianças com a finalidade de atingir qualquer que seja o animal. Fica a dica.

    Abração.

    Hasta!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, eu nunca gostei do passatempo relativamente comum de matar passarinhos que via na minha infância.

    No entanto, em uma emergência, é um recurso a mais.

    E em situações mais relaxadas, tiro ao alvo com estilingue é muito divertido. Cresci fazendo isso, em várias caixas de papelão, latinhas e garrafas velhas que encontrava em terrenos baldios.

    Como praticante de modalidades como arco e flecha e tiro esportivo, sei a importância de uma orientação correta aos iniciantes, de que idade sejam, e os procedimentos de segurança já são tão assimilados que por vezes me esqueço de que nem todos os conhecem.

    Responsabilidade acima de tudo!

    Abraço e obrigado pela lembrança.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um estilingue igualzinho a esse que você postou. A borracha estragou e ainda não consertei, mas parece ser fácil.

    Andre Sampaio
    http://www.wikirio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Xará, se você quiser elásticos originais, eles vendem para reposição.

    É só tirar os velhos e encaixar os novos.

    Caso queira experimentar com elástico de soro ou mesmo os Thera bands que citei, guarde o couro desse seu.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz,estou interessado em comprar um destes estilingues reguláveis.
    Gostaria de saber se podes me informar se ele é bom,tem precisão no tiro,é confortável(cabo para segurar grande),resistente..

    Enfim,sei que são muitas perguntas,mas se puder respondê-las agradeceria.
    Gostaria de saber também se os tais Thera bands seriam esses aqui http://www.shopfisio.com.br/ch/prod/1211/tubing-vermelho-leve-15m---faixa-tubo-elastico-para-exercicios---quark.aspx ,se não quais seriam.

    Agradeço desde já.

    Abraços,
    VitorFB

    ResponderExcluir
  6. Vitor, eles são bons sim, pode comprar que não vai achar ruim. Tem modelos maiores e menores, vai depender do que acha melhor pra você.

    Este elástico é sim o usado em fisioterapia, pilates, entre outras coisas, e tem variação de cores que representam as diferentes resistências.

    Existem outras marcas, cito Thera band por ser mundialmente famosa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. para matar pequenos passaros qual a melhor muniçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeferson, desculpe a demora em responder sua pergunta.

      Entenda, não estimulo o abate de pássaros, já que nem para alimentação servem direito, dado à minúscula quantidade de carne que possuem, mas considerando-se situações de sobrevivência, pode haver a necessidade de consumo destes, não havendo outras fontes de alimento.

      Nestes casos, costuma-se usar o que houver à mão, desde munição levada para o local, como bilhas e bolas de gude, a pedrinhas do próprio ambiente, provavelmente a solução mais comum.

      Nem todos levam munição de estilingue no kit, o mais comum é levar apenas o próprio estilingue ou ainda os elásticos para a confecção improvisada de um no local, visando a economia de espaço.

      No entanto, é questão de lógica. Podendo levá-la, a munição industrializada é mais consistente na precisão, por ser de formato, tamanho e peso padrão, ao passo que pedras são irregulares e distintas entre si.

      Um abraço.

      Excluir
  8. cara acabei de comprar uma thera band igual a q vc disse pra coloca no estilingue, ela tem 150x14cm,é da marca Carci band,de espessura fina porem ela é de cor roxa(aki no pacote dela diz q a resistencia dela é forte, e só tem 2 niveis acima dela a super e extra-forte).porem n sei a quantidade de cm pra tirar e colocar no estilingue,e se tem q dobrar ou se tem algum macete pra coloca no estilingue.otra coisa tambem do com medo dela rasga e pega bem no meu olho por ela ser fina,mas até agora n consegui rasgar ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, não se preocupe, ele é forte pra caramba mesmo, e não arrebenta.

      Se estiver com dúvidas sobre a eficiência desse material em estilingues procure no youtube o canal Slingshot Channel, é de um alemão que participa do mesmo forum americano que eu.

      Um abraço.

      Excluir
  9. Meu Caro
    Estou a construir uma bésta ou cross bow semelhante a esta...pode ver os 3 vídeos que vem indicados sucessivamente á medida que se vê o primeiro...

    http://www.youtube.com/watch?v=yi_MJorCW6c&list=PL8F7EE15644940E68

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom projeto também, com certeza é divertido de usar, só que fica grande para levar na mochila. :)

      Excluir
  10. eu uso estilingue desde os 16 anos mas nunca matei um passaro ou outro animal, mas treino em outros insetos mais gostaria de aprimorar minha pontaria como fazer isso explique me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, você mesmo já respondeu, só o treino aperfeiçoa a técnica.

      Uma coisa que ajuda muito na consistência dos tiros é usar munição sempre igual, por exemplo bolinhas de gude, bilhas de aço(vendidas exatamente para isso).

      Abraço.

      Excluir
  11. Uma dica, fiz meu estilingue (funda como é como é conhecido o estilingue aqui no Rio Grande do Sul) da seguinte maneira: Serrei um espeto, destes baratinhos com hastes redonda de aço cromo duplo a uns 15 cm do cabo e dobrei as pontas (com comprimento aproximado de um centímetro) em um angulo de 90 graus, coloquei borracha de soro com um pedaço de couro macio ficou, potente igual a um rifle, para se ter uma ideia quando eu arremesso uma bola de gude contra uma pedra a bola esfarela. NUNCA matei ou feri qualquer animal com meu estilingue uso para fazer tiro alvo e derrubar pinhas de araucárias.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é uma boa maneira de fabricar um estilingue, e fica mais parecido com um comercial.

      Obrigado por comentar.

      Um abraço.

      Excluir
  12. tenho um estilingue profissional,mais infelizmente com afamosa "tripa de mico" não tem muita potencia, comprei uma carciband roxa,mais não tenho ideia de como prender ao estilingue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tubular ou em fita? Tem bastante referências pela internet, talvez até em foto você consiga ter idéias, procure por imagens de "theraband slingshot" no google.

      Abraço.

      Excluir
  13. vou fazer um desses aqui para matar baratas! essas malditas baratas voadoras T-T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, se for blindada tem que ser chumbo grosso pra cima mesmo, hehehe.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...