terça-feira, 23 de maio de 2017

Bainha para machadinha Tramontina


Depois de muito tempo só usando facões, a construção de um fogão a lenha em casa motivou a compra uma machadinha Tramontina, que veio sem bainha ou capa protetora como de praxe neste tipo de produto.

Após alguns esboços confeccionei uma bainha simples mas funcional para proteger o fio e ao mesmo tempo a mochila onde eventualmente poderia carregar a machadinha. Com esta função em mente, não planejei nenhum tipo de passador para cinto.

Após recortar os moldes desenhados em papelão grosso e me dar por satisfeito com a forma final, fui até uma loja de artigos de couro para adquirir couro de espessura adequada e encontrei um bom retalho já com acabamento encerado. Aproveitando comprei também botões de pressão e suas matrizes para a prensa manual que temos em casa.

Na sequência de fotos abaixo segue o processo de confecção.

Esboços em papel e moldes em papelão. Os moldes já permitem uma simulação do produto final e evitam desperdício de material com cortes errados.

Peças já cortadas usando um estilete de precisão para artesanato.

Traçando o reforço da área da costura.
Conferindo o alinhamento do reforço com a parte de trás.
Hora de colar as duas partes.

Três partes coladas e botão de pressão instalado.

Usando um garfo marquei os furos no couro.

A micro retífica permite furos mais precisos, perfeitos e poupa tempo.

Costura terminada. Usei cordão branco para dar contraste com o couro encerado e duas agulhas.

A bainha foi umedecida por dentro e guardada com a lâmina dentro para se ajustar melhor ao formato.

 Após estas fotos a única alteração foi lixar as bordas para maior uniformidade e aplicação de cera pura de abelhas aquecida para proteção. A bainha é plenamente funcional, se ajusta bem à machadinha e não tem folga alguma.

Este foi um projeto simples mas prazeroso de executar. A sensação de criar algo funcional e ao mesmo tempo personalizado é muito gratificante.

Te vejo na trilha!

2 comentários:

  1. Boa tarde ,
    muito legal este Blog, nele há varias informações incríveis.
    Tenho uma machadinha tbm e tive uma experiência de urgência com ela durante uma enxurrada,precisei abrir buracos em paredes para a vazão da água. Desde então ela ganhou destaque e respeito em minha lista de equipamento , e "pago o preço" por seu peso em qualquer atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, que bom que gostou do blog. Realmente as machadinhas são capazes de executar trabalhos pesados, e faz bastante sentido ter uma para emergências, no meu caso tenho duas com esta, a outra é o Fast Hawk já mostrado em outro post.

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...