sexta-feira, 17 de março de 2017

Escotismo, antes tarde do que nunca!

Foto oficial da Tropa Sênior Tracatrá em 2016.

Em 2016 me juntei a um grupo escoteiro para compartilhar conhecimentos e contribuir para a formação de jovens independentes, confiantes, que trabalhem bem em equipe e saibam seu lugar no mundo.

Já faziam anos que desejava interagir de forma mais direta e pessoal com pessoas com interesses em comum para compartilhar conhecimentos e estimular atividades ao ar livre, algo extremamente necessário no mundo super conectado de hoje, e com tudo isto a proposta do escotismo caiu como uma luva.

Preparando a rede para pernoite na sede do grupo.
Li o que pude sobre o movimento, me informei, consultei alguns amigos que são chefes e todos me apoiaram e ficaram muito felizes com a minha decisão.

Em um belo sábado ensolarado de inverno me dirigi ao 75 Grupo de Escoteiros do Ar Baden-Powell no bairro da Barra da Tijuca para manifestar meu interesse. Ao chegar lá passei alguns minutos observando a sede do grupo e sua dinâmica. De cara já gostei do clima no grupo, a criançada do ramo lobinho em suas atividades no areal, alguns pais observando, outros jovens em atividades diversas, tudo com um clima muito bacana e que reforçava a boa expectativa que a leitura havia me passado.

Tudo pronto... Noite seca e sem mosquitos.

Reunião ao final do pernoite.
Quando finalmente me apresentei fui muito bem recebido pelos dirigentes, ouvi uma breve explanação sobre o que é o movimento escoteiro e sobre o grupo especificamente. Ao comentar acerca de minhas intenções, bem como minha experiência e vivências fui direcionado à tropa sênior, composta por jovens de 15 a 17 anos, devido ao perfil das atividades exercidas por este ramo e objetivos constantes do método escoteiro. Fui apresentado ao chefe e seus auxiliares, e daquele dia em diante participei das atividades internas e externas, fui conhecendo e sendo conhecido pela tropa e pela chefia e fortaleci o desejo de contribuir com o movimento.

Demonstração do trabalho antidrogas com cães da Polícia Federal.

A tropa com os visitantes.
A experiência tem sido ótima, aos poucos tenho conquistado a confiança dos jovens e da chefia, e mesmo ainda engatinhando no aprendizado do método já pude contribuir um pouco e até conduzi algumas atividades. Percebi que eles tem absorvido alguns de meus conselhos em atividades mateiras e escoteiras, motivo de enorme satisfação para mim.

A incrível pioneiria feita no acampamento para acomodar as pias.

Atividade de tiro ao balão com zarabatana que planejei.

Os jovens gostaram, foi animada a disputa entre as patrulhas.
Conforme convivo com estes jovens me reconheço um pouco em cada um, e me arrependo por não ter me juntado ao escotismo mais cedo...

Atividade de defesa pessoal que conduzi.
Fiz minha promessa escoteira no final de novembro, no mesmo mês completei o Curso Preliminar, o primeiro degrau na formação de escotistas. Este ano se tudo der certo farei mais alguns cursos, o objetivo é o aprendizado constante.
 

Momento da promessa escoteira.
 
Recebendo o distintivo de promessa.

Recebendo o lenço do grupo.

Recebendo o certificado de promessa.

Agora sou da família.

A acolhida dos jovens.

Mais para a frente postarei atualizações e atividades interessantes.

Sempre alerta!


Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...