quinta-feira, 9 de abril de 2015

Hobo stove, o fogareiro a lenha

O conceito de Hobo Stove é tão antigo e simples que muitos já conhecerão, talvez não com este nome.

Trata-se de um fogareiro a lenha, que usa pequenos galhos e gravetos, aproveitando ao máximo o calor gerado por eles, com pouca perda, ao contrário do que acontece em uma fogueira aberta que sofre a ação do vento.

História

O nome Hobo vem dos vagabundos criados pela depressão após a crise de 1929, que deixou muita gente sem emprego e vagando pelos Estados Unidos procurando trabalhos temporários. Frequentemente pegavam carona clandestinamente em trens de carga, o que ficou popularizado no cinema. Essas pessoas não tinham muito dinheiro e também não eram bem vistas em muitos lugares por onde passavam, então improvisavam acampamentos rápidos e discretos com itens descartados. Este tipo de fogareiro era característico deles, daí o nome foi emprestado aos itens utilizados por eles.


Hobo stoves hoje

Mundo afora ainda são muito utilizados por aqueles que preferem fogo a fogareiros de combustível líquido, mas não podem fazer fogueiras por restrições legais nos ambientes onde vão. Aqui na realidade do Brasil ele se enquadra perfeitamente. A maior vantagem do hobo stove é que você só precisa levar o fogareiro, o combustível se encontra no local.

Existem versões comerciais com preços variados e formatos diversos, mas também são fabricados em casa de forma bem simples usando latas como no passado.
 
O TrailStove é uma versão comercial bastante consagrada do hobo stove. Fonte: Trailstove.

Como fazer seu próprio hobo stove


O desenho pode variar mas o material básico é uma lata. O tamanho depende da disponibilidade e preferência.

Abra algumas janelas na parte inferior para que o ar alimente o fogo corretamente. Para isto use furadeira e broca(que dá melhor acabamento), ou algum tipo de furador(como o usado no super tuna) ou mesmo sua faca no melhor estilo hobo.
O conceito é que o fogareiro ficará com as aberturas voltadas para o vento, e assim o ar passará através deles e das brasas, criando um vórtice de calor em direção à sua panela acima. O sistema é bastante econômico no consumo de lenha.

Esquema simplificado de um Hobo Stove caseiro.
Observações:

  • Não há medidas nem regras neste processo, desde que haja boa ventilação deve funcionar bem.
  • Opcionalmente pode-se criar uma alça de transporte, utilizando arame.
  • Um par de arames atravessando a lata serve para sustentar panelas ou cabcas menores que a lata, e serve de grelha.
  • O acúmulo de brasas e cinzas pode atrapalhar o fluxo de ar. Para remediar isto, basta inserir um graveto pelas janelas, removendo qualquer obstrução.
  • Vale a pena testar combustíveis menos óbvios como pinhas, cascas de pistache, cascas de amendoim, entre outros.
  • Para apagar basta jogar areia ou terra no fogareiro, isto abafa as chamas. Cuidado ao remover as brasas, pois ainda estarão quentes.
O hobo stove do Aventureiro

 Há muito tempo eu tinha interesse em testar uma versão comercial, e mesmo após muitas pesquisas  nunca me decidia por um modelo específico. Esta oportunidade surgiu mês passado quando tive contato com o modelo que a Hetman estava fabricando em aço inox e desmontável.

Após uma breve conversa eles concordaram em produzir uma versão exclusiva e após acertarmos o desenho um protótipo foi feito. O resultado ficou muito bom.

As peças que compõem o fogareiro formam um conjunto bastante compacto.
Ele é composto de peças recortadas que se encaixam perfeitamente, formando uma estrutura firme. Dois pequenos furos alinhados em todas as peças servem para amarrar pedaços de corda e facilitar o armazenamento.

O hobo stove montado.
Apesar de bastante compacto quando desmontado, uma vez que as peças estejam todas conectadas o tamanho desse hobo stove é considerável, permitindo o apoio firme mesmo de panelas grandes e pesadas.

Seu desenho permite o uso de lenha ou combustíveis sólidos como tabletes de álcool e outras soluções comerciais ou caseiras, aumentando sua versatilidade.

Nos testes com lenha o fogareiro se saiu muito bem, tendo bastante espaço na janela para acendimento e alimentação de lenha, e foi capaz de ferver uma garrafa d'água em alguns minutos, usando pouca quantidade de gravetos.

Acompanhe a sequência de fotos abaixo:

Adicionar lenha pela janela frontal é tarefa fácil com este modelo.
 
Gravetos queimando bem.
As chamas se elevam bastante graças ao fluxo de ar que passa pelas frestas do fundo.





Esta imagem me deixou feliz por ter tido a idéia da personalização.


A garrafa de água ferveu em apenas 7 minutos.
Após ferver a água sobrou esta quantidade de lenha, ainda duraria mais de 20 minutos.
Cinzas e quase nada sem queimar, apagar meus rastros foi fácil.
 
Depois da área limpa, o fogareiro ficou com menos fuligem que o esperado.

Não posso dizer o mesmo da garrafa.

Testei um combustível sólido, daqueles vendidos para acender churrasqueira. Queimou durante cerca de sete minutos, e no fim já quase sem calor. Acredito que deve ser muito bom para ajudar a começar o fogo, mas não senti firmeza em cozinhar só com ele.
Tabletes de combustível sólido vendidos em mercados.
  
A queima no início é boa, depois perde calor.
Conclusão

O fogareiro está aprovado, recomendo a todos que querem um produto simples e funcional.

Antes mesmo de publicar o post alguns amigos já me perguntaram se eu venderia uma leva de fogareiros personalizados do aventureiro. Eles acreditam que o público do blog se interessaria. Não tenho certeza disso, mas estamos avaliando esta possibilidade.

Te vejo na trilha!

4 comentários:

  1. Achei bem legal a história do item. Esse conceito também existe no conjunto "Cantil, Caneco e Fogareiro", onde é possível levar dentro da capa do cantil tudo isso ocupando o mínimo de espaço.

    Uma imagem pra ilustrar o que tô falando: http://4.bp.blogspot.com/-MGJTBya6Nkk/TWcS4RAR9PI/AAAAAAAABdo/iKDrf_4kgGw/s1600/006.JPG

    Te vejo na trilha! [2]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, dá uma olhadinha no índice de posts, tem um review lá. ;)

      Excluir
  2. Ola! eu gostaria de comprar. vc vende esse fogareiro Hetman? qual o valor dele?Parabéns pelo excelente trabalho! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o fabricante está listado no post, ele andou parado mas estava querendo voltar a produzir. Vou me informar e aviso aqui.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...