domingo, 22 de fevereiro de 2015

EPIs que todos deveriam usar



Já falei antes sobre segurança, e é importante mostrar dois simples equipamentos de proteção individual que podem nos livrar de grandes problemas nas tarefas de mato e também em casa, modificando ou fabricando equipamentos e peças, ou mesmo em tarefas mais prosaicas de jardinagem.

São itens simples e baratos mas ainda muito negligenciados, pois a cultura de segurança do brasileiro ainda é iniciante, enquanto até no cinema fica evidenciado o cuidado com a proteção mesmo em tarefas simples no campo que existe em outros países.

Cenários

Imagine-se operando algum equipamento de corte, esmeril ou mesmo uma micro retífica, e de repente sentir  uma partícula atingir seus olhos. Este tipo de acidente é muito frequente e pode causar uma lesão permanente e até mesmo perda da visão, no entanto seria facilmente evitado utilizando um óculos de proteção.

Talvez até mais frequente sejam pequenos arranhões e cortes nas mãos, que podem causar complicações como infecções se não forem corretamente tratados. E também ocorrem acidentes de maior gravidade quando operando facões, serras e outras ferramentas elétricas. Além da possibilidade de bolhas nas mãos com o trabalho pesado.

As marcas mostram o histórico de pequenos acidentes.
 Para exemplificar outro dia aqui em casa um pedreiro quase decepou um dedo ao operar uma Makita para cortar um piso, quando se distraiu e deixou a serra derrapar e esbarrar na mão que segurava a peça. E eu cortei a mão ao remover as conexões do filtro da piscina. Estavam emperradas e quando soltaram minha mão bateu em uma quina.

O resultado do acidente na piscina.

Boa parte das lesões deste tipo seriam evitadas ou sua gravidade reduzida com o uso de luvas do tipo vaqueta, em couro.

Além disso, seu uso torna mais confortável e seguro o manuseio de ferramentas, galhos e troncos cortados, que podem ter espinhos ou mesmo insetos que causam alergias e outras reações com sua picada.

Conforto e proteção no manuseio de madeira.
Estes equipamentos de proteção não custam caro e duram bastante tempo. Levando em conta que muitas destas lesões podem ocorrer durante um fim de semana, férias e em viagens e atividades de lazer, a falta de proteção pode estragar sua programação.

E se a perspectiva acima já parece ruim, imagine se isto acontece em algum período de crise e emergência, onde o aparato estatal pode já estar sobrecarregado e o socorro ou tratamento podem não ser eficientes ou inexistentes por vários dias...

Pense nisso e se proteja, existem lesões que não podem ser revertidas, mas podem ser evitadas.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...