sexta-feira, 18 de julho de 2014

Telefones e emergências

Na vida profissional já tive diversos momentos em que estive na rua tanto tempo que meu telefone descarregou bem quando eu mais precisava dele, e não tinha tomada perto para dar uma carga. Outro dia passei pela mesma situação, mas saí facilmente da enrascada. Faz algum tempo que levo na mochila um aparelho desligado e com carga total, daqueles mais simples que geralmente recebemos de graça da operadora. Bastou tirar o chip do smartphone e colocar no aparelhinho.

Daí pensei nas diversas situações de emergência em áreas urbanas ou selvagens que seriam resolvidas mais facilmente caso houvesse um telefone funcionando, e nasceu a idéia deste post.

Telefones ontem e hoje

Hoje os smartphones dominam o cenário e é difícil imaginar a vida sem eles e seus maravilhosos aplicativos e a possibilidade de comunicação instantânea. Todos se acostumaram com sua fragilidade e pouca capacidade de bateria, e até aprenderam a contornar estes problemas tomando mais cuidado e levando carregadores de vários tipos(usb, de tomada, veicular), eu também carrego, mas apesar disso ainda consigo me encontrar em locais onde simplesmente não há onde conectá-los. Mais recentemente estão se popularizando os carregadores sem fio, que nada mais são que packs de bateria que acumulam carga para utilização futura. Esta solução resolve o problema da bateria, mas não o da fragilidade.

Modelo de carregador portátil de bateria. Fonte: usb-phonecharger.com.

Todo mundo conhece alguém que já quebrou um smartphone por deixar cair no chão, molhar ou mesmo esquecer de tirar do bolso na hora de sentar. Com as telas de cristal líquido cada vez maiores, as chances de danificar o aparelho são grandes.

Iphone e a típica tela grande dos modernos smartphones. Fonte: Apple.com.
Por outro lado muitos se lembrarão de uma década atrás quando tínhamos aparelhos muito resistentes e cuja bateria durava vários dias. Os Nokias eram tão famosos por sua resistência que motivaram até um folclore específico e lendas urbanas relatando que eles seriam à prova de bomba atômica, tempestades solares e fim do mundo. Eram conhecidos como Nokia tijolão.

Há relatos de telefones que caíram quebrando a antena e continuaram sendo usados sem alteração no funcionamento durante anos, outros que de tanto uso perdiam toda a marcação de letras no teclado e muitas outras histórias verídicas. Eu mesmo tive um Nokia 5120 que sempre caía no chão, se dividia em 3 pedaços e voltava a ligar assim que eu remontava tudo. Este mesmo aparelho estava na minha cintura quando levei um tombo em uma pedra molhada durante uma trilha, foi parar junto comigo dentro do riacho e embora tenha parado de funcionar, assim que secou não deu mais sinal de defeito.

O famoso Nokia 5120, o tijolão. Fonte:Nokiatividade.com.
Operadores e os tijolos

Estes telefones, por incrível que pareça ainda existem em alguns cantos menos desenvolvidos do mundo, onde não por coincidência espiões e mercenários operam com frequência. Lá ainda se encontra todo tipo de acessório e peças de reposição. Até Hollywood já captou esta preferência e tem mostrado telefones simples nas mãos de seus personagens.

O personagem de Leonardo DiCaprio usa um Nokia em Body of Lies. Fonte: forums.watchuseek.com.
Mesmo nas grandes cidades ainda podemos encontrar modelos baratos de aparelhos que são versões modernas dos antigos e servem perfeitamente para serem reserva. O meu é um Nokia 2220 slide, bem simples, sem android, sem tela grande, basicamente fala e manda mensagens de SMS, mas mantém a bateria com carga durante quase uma semana, o que é mais do que o suficiente levando em conta que fica desligado até precisar dele.

Meu Nokia 2220 slide, aparelho simples e confiável.
Opções similares são facilmente encontradas, em diversas marcas. Você talvez até já tenha um aparelho destes, recebido de graça da operadora e nem se lembra.

Não precisa ser um espião para achar interessante a idéia de manter por perto um aparelho destes. Em uma situação inesperada ter um telefone funcional pode ser a solução de seus problemas.

Te vejo na trilha!

4 comentários:

  1. Fato é que não podemos ficar sem comunicação, excelente post, vou adotar esse aparelho reserva na mochila. Serve como dica, ter em mãos um carregador dínamo USB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, muitas vezes basta uma ligação para sair de uma enrascada.

      Carregador manual é uma boa também. Assim como os solares.

      Abraço.

      Excluir
  2. Não sei se alguém vai ler meu comentário, mas fica a dica de qualquer forma: Celular com bateria dura até 24 dias http://m.canaltech.com.br/noticia/nokia/Celulares-da-Nokia-com-bateria-que-duram-ate-24-dias-sao-homologados-pela-Anatel/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem interessante Bruno, prece ser uma excelente opção e se enquadra perfeitamente no tema discutido aqui.

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...