sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Fazendo uma tab para arco.


Após a publicação do post sobre meu novo arco, devido às mensagens demonstrando interesse na arqueria, achei melhor seguir postando coisas relevantes dentro deste tema.

Devido ao fato do longbow ser bastante potente, um acessório que é tradicional mas nunca havia usado se mostrou necessário: A tab, também conhecida como dedeira. Consiste em um pedaço de couro preso à mão do arqueiro que auxilia na puxada da corda, e em alguns casos impede que os dedos se machuquem no atrito com a mesma.

No meu caso, o uso deste simples acessório auxiliou muito a puxada equilibrada entre os 3 dedos, e melhorou bastante minha largada, que antes estava meio no tranco e está suavizando.

Eu que achava o uso destas coisas frescura, agora entendo a razão e tive que me render.

Como foi feita

Peguei um desenho que mal lembrava que existia, em um site criado por mim mesmo muitos anos atrás e que deixo quase esquecido. Clique aqui para abrir.

Joguei na escala correta e imprimi, desprezando a parte que tratava do separador entre os dedos.

Molde impresso, couro separado.
 Selecionei alguns pedaços de couro que tinha em casa. Cortei dois idênticos e os colei. Atenção: Posteriormente fiquei sabendo que a performance aumentaria se as pontas dos dedos ficassem soltas entre as camadas, mas já havia colado.


Pedaços de couro cortados.
Colagem das duas metades.
Depois usei uma técnica aprendida na escola, ainda no primário. Consiste em virar ao papel do outro lado e com um lápis macio(no caso 4B) desenhar o contorno da peça, copiando a impressão que aparece através do papel.

Desenho na parte de trás do papel.

Depois disso, virei o papel para o lado certo e passei aquele contorno para a peça de couro riscando por cima da impressão com um lápis firme, tipo HB.

Desenho trasferido para o couro.
 Tendo o contorno sendo trasferido corretamente para o couro, bastou cortar e lixar para que a peça ficasse do tamanho correto. Detalhe que tive que ir testando e abrindo o furo para o dedo médio até que ficasse bom, nem folgado nem apertado.

Tab pronta para uso.
 O uso

A tab é das coisas mais simples de se usar. Basta encaixar o dedo médio da mão que segura a corda no furo da tab, e segurar a corda, tendo a flecha posicionada na fresta entre a parte que contém o dedo médio e o anular, e a parte para o dedo indicador.

Posição da tab na corda. Abstraiam a flecha velha e torta.
 Na hora de soltar a corda, a tab ajuda a ir liberando todos os dedos juntos, e a corda desliza suavemente para fora, aumentando a consistência dos tiros.

Te vejo na trilha!

2 comentários:

  1. eu gostaria que você colocasse no se site o molde para a dedeira luva,aquela que é vestida como uma luva que protege os dedos que seguram a corda.será que você poderia fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre, dessas eu nunca fiz, quando usava eu comprei pronta no site da Velo,ux, muito tempo atrás.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...