sábado, 8 de setembro de 2012

Ganhei um Leatherman Wave


Ontem recebi de um amigo e leitor do blog um presente muito legal. Um Leatherman Wave, que é um dos multitools mais populares mundo afora. Havia sido dele mas quase não foi usado. Pelo menos é o que o estado de conservação dele me diz.

Fiquei muito feliz com o presente, acho que qualquer um ficaria. O Leatherman foi o inventor do conceito de canivete multiuso com alicate.

Tudo começou quando Tim Leatherman viajava pela Europa com a mulher. Consertando pequenos problemas elétricos em quartos de hotel e defeitos nos carros que alugava, Tim sentia que precisava de mais do que os canivetes então disponíveis ofereciam, e quando retornou aos Estados Unidos inventou o seu.

Hoje a marca é este gigante que todos conhecem, e seu conceito de multitool que a pricipio foi rejeitado pelos fabricantes de canivetes acabou sendo usado por quase todos eles, e o Wave é o modelo mais popular, tendo 17 funções.

Voltando a este exemplar, hoje cedo fui inspecionar mais atentamente o canivete e dar um trato geral.

Comecei passando um óleo em todas as ferramentas, para remover ligeiras manchas de oxidação que começavam a se formar em pontos mais difíceis. Depois lubrifiquei as dobradiças e partes internas.

Com a ajuda de um cotonete lubrifiquei a parte interna.
Aplicando uma gota de óleo nas dobradiças internas.
Agora é a vez das dobradiças das lâminas.


Fotografei o Leatherman Wave ao lado do Victorinox Camper para efeito de comparação de tamanho e funções. As fotos são auto explicativas.

 
 




Feitas as limpezas e lubrificações e satisfeito com o resultado, parti para a afiação da lâmina principal. Não perguntei, mas acho que o dono anterior nunca mexeu no fio de fábrica. Após umas passadas na pedra grande e poucas na pedra de afiação da Victorinox para acabamento ele ficou quase a ponto de fazer barba, o que achei bom pois tendo a lâmina serrilhada para cortes de coisas mais difíceis, posso manter a lâmina lisa com fio mais delicado sem medo de estragá-lo.

O Leatherman pronto para uma longa carreira de trabalho urbano e no mato.

Embora o Wave tenha mais funções que o Camper, fica devendo um saca rolhas e um furador, e por esta razão ao invés de uma substituição os dois trabalharão em conjunto.

Mais uma vez agradeço ao JP pelo brinquedão, e espero que se divirta com o firesteel que dei para ele.

Te vejo na trilha!

10 comentários:

  1. Parabéns pelo presente Andre, que beleza de ferramenta, faça bom uso dele.
    Abraços
    Antonio Miranda

    ResponderExcluir
  2. Muitos parabens André!!! ;)

    É de facto um multifunções incrível,com uma qualidade quase inigualável que se nota assim que se usa a primeira vez, e mesmo quem nunca usou um basta ver a garantia de 25 ANOS prestada pela leatherman para perceber do que estou a falar!!
    Recentemente comprei um charge TTI, sem entrar em detalhes tem apenas mais duas ferramentas, é mais leve, e mais caro.

    Aconselho também o "bit kit" e o "bit extender".

    Um abraço André ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JC, realmente tem se mostrado uma ferramenta muito útil no dia a dia, e a qualidade aparece em todos os dfetalhes construtivos.

      O bit kit está nos planos para breve, assim como um novo estojo no padrão MOLLE II.

      Abraço!

      Excluir
  3. Existe alguma ferramenta que o Victorinox Camper possui que o Leatherman Wave não possua?
    Gostei muito do blog!
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim, na verdade mais de uma. O furador e o saca rolha. Ah e no Camper abridor de garrafa e de lata são separados, no Wave são a mesma ferramenta, que é um pouco desajeitada de usar no caso da garrafa. Mas não me entenda mal, o wave tem várias outras que o Camper não tem, não estou dizendo que o Camper é melhor.

      Abraço!

      Excluir
  4. Corrigindo a garantia do leatherman, não é apenas por 25 anos é pela vida toda. Isso mesmo garantia vitalicia, sendo que seu aparelho estiver muito estragado, eles te dão até um novo e não precisa comprovar venda, notas fiscais, nem nada. Só precisa custear os encargos postais. Eu tenho um super tool 300, que ganhei de presente e é muito util.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, não sabia, interessante!

      A julgar pela qualidade dele, a garantia raramente é usada.

      Abraço!

      Excluir
  5. Por experiência própria, realmente um excelente multitools, parabéns você é um cara de sorte, use e abuse pois aguenta á lida, sou aficcionado por esta marca e vicotorinox, são os melhores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Silvonei, o Wave está sempre comigo, já quebrou muitos galhos.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...