quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estocando


Já falei em outros posts sobre a importância da preparação para emergências, sem entrar na discussão de como fazê-lo. Agora pretendo abordar aspectos mais práticos.

Uma das formas de se preparar é estocar itens essenciais, e enquanto para alguns isto pareça óbvio, pode ser um tanto confuso para quem pretende criar esta cultura em sua família.

É fato que nosso estilo de vida moderno nos acostumou a confiar e depender do sistema de distribuição de produtos em mercados, farmácias e lojas, que apesar de funcional é frágil. Mas convencer familiares disso pode não ser tarefa simples. Este deve ser o ponto de partida: criar uma cultura prevencionista em casa.

De uma hora para outra estas prateleiras se esvaziam em uma emergência.
Geralmente a primeira dúvida quando uma pessoa resolve montar uma despensa de emergência é por onde começar.

O planejamento

Itens prioritários devem ser definidos, e a partir daí estabelecer quanto tempo o estoque deve durar em uma situação de crise extrema. Datas de validade devem ser levadas em consideração na hora de dimensionar a despensa.

Água, comida, fósforos, pilhas, combustível, medicamentos, roupas e equipamentos. Tudo isto e muito mais deve ser pensado de acordo com o tamanho e perfil da família, bem como a área onde se encontra, tamanho da residência, facilidade de acesso a determinados produtos e serviços, etc.

Exemplo 1: Uma família vivendo em um pequeno apartamento no centro de uma cidade grande não poderá manter uma despensa completa para seis meses, nem estocar centenas de litros de combustível e água, pois não conseguirá organizar os itens sem tornar esta residência um verdadeiro galpão de estoque, inabitável. Terá que adaptar sua lista de produtos à sua realidade. Porém, terá acesso fácil a uma variedade grande de lojas e mercados, aumentando sua versatilidade na reposição do estoque. Esta família tem ainda a facilidade de acesso a lojas de equipamentos importados e materiais esportivos, geralmente concentradas nas grandes cidades. Em caso de emergência terá ainda algum tempo para adquirir itens em falta. Em contrapartida, o corte repentino do suprimento de água encanada, gás e eletricidade pode rapidamente colocar esta família em condições precárias de habitação.


 Exemplo 2: Uma família vivendo em uma fazenda fora de centros urbanos pode manter um estoque de comidas enlatadas e outros não perecíveis cobrindo anos de emergência, contar com galpão e oficina capaz de fabricar/reparar equipamentos, estocar combustível para veículos, geradores e máquinas agrícolas e ainda prover água, energia elétrica e outras coisas dentro de sua propriedade. A proximidade com produtores os coloca em uma posição favorável para conseguir carne fresca, frutas, legumes, vegetais e imbutidos, se não forem produzi-los, mas os mercados da região não terão agilidade na reposição dos estoques. Provavelmente não terão acesso a itens importados e alguns equipamentos, e estes deverão ser providenciados com antecedência. Frequentemente inundações, quedas de barreiras nas estradas e outros fenômenos naturais impedem o acesso aos caminhões das distribuidoras, deixando a cidade com escassez de produtos. Falta de energia elétrica e telefonia podem ocorrer com relativa facilidade.

Como se vê pelos exemplos acima, cada situação tem facilidades e desafios próprios e cabe a cada um analisar quais as melhores soluções para seu estilo de vida e localização. O planejamento criterioso é o que separa o preparado do iludido.

Aplicação

Comece sua despensa de maneira modesta, a não ser que você esteja disposto a investir pesado nisso desde o primeiro dia. Só inicie esta etapa quando tiver concluído o planejamento e souber exatamente qual a quantidade certa de cada produto.

A melhor maneira de construir um estoque é progressivamente. Para isso uso um esquema chamado copy canning. Se quero comer espaguete, começo indo ao mercado para comprar o que será feito no dia, mas além dele levo mais 1, para ficar guardado. Da próxima vez em que for comer, compro mais 2. O que estava guardado vai para a panela, os outros 2 para a despensa. Assim, não corro o risco de passar a validade do primeiro. Se pretendo estocar 10 pacotes, em pouco tempo com este método completo a quantidade, e a partir daí basta ir comprando apenas um de cada, para recompletar o estoque que será usado.

O gráfico mostra a lógica do copy canning explicada acima.
 Pode surgir a dúvida: Por que não simplesmente ir ao mercado e comprar 10 pacotes de espaguete? Por duas razões: Porque simultaneamente faço isso com os outros produtos da despensa, assim o custo fica dividido ao longo de um certo tempo, e a despensa vai crescendo por igual. E também porque desta forma as validades dos produtos serão diferentes, possibilitando que sejam consumidos nesta ordem.

Haverão casos em que um produto tenha validade indeterminada, e a compra de uma quantidade maior possibilite o aproveitamento de descontos. Estas são boas oportunidades e quem puder não deve deixá-las passar. Outro exemplo de oportunidade são as promoções de mercado. Mas cuidado, muitas delas só acontecem quando a validade do produto ofertado está próxima do fim.


 Dicas e sugestões

- Lembre-se de que as lanternas e outros equipamentos eletro-eletrônicos precisam de pilhas, e estas devem fazer parte de sua listagem de estoque. De nada adianta bons equipamentos sem alimentação.

- Comidas liofilizadas e rações militares são produtos sofisticados e caros encontrados em lojas especializadas em artigos militares e esportivos, mas existem versões muito boas e bem mais baratas disponíveis nos mercados atualmente. Vença o preconceito e experimente, teste e use estes dados em seu planejamento.

Experimente as diversas opções de alimentos com longa vida útil e escolha seus preferidos.

- Não fique restrito aos alimentos enlatados/pré prontos. Pense em conservas, carnes salgadas, frutas secas, embutidos e outros recursos que nossos antepassados usavam no dia a dia. Se puder aprender a fazê-los, melhor ainda.

- Em regiões onde a telefonia costuma falhar em caso de tempestades, considere usar um equipamento de radioamador, ou mesmo um bom e velho PX. Estes aparelhos salvaram e salvam muitas vidas até hoje.

- Quem tiver banheira em casa, pode usá-la para armazenar água durante emergências. Nos EUA existem inclusive embalagens com torneira para este fim.

- Nem só de comida vive uma despensa. Considere adquirir calçados e roupas em liquidações de fim de temporada.

- Máquinas domésticas de embalo a vácuo podem ser um bom investimento na hora de embalar alimentos separados por porções.

- Portes hermeticamente fechados são muito úteis para dificultar a contaminação de alimentos e proliferação de fungos e insetos.

- Descartáveis para festa são muito úteis em uma emergência, pois você não quer desperdiçar sua reserva de água  lavando louça.

- Uma máquina de pão, destas facilmente encontradas no mercado pode ser a salvação em uma situação de calamidade, desde que se tenha os ingredientes e energia elétrica, ainda que a base de geradores, seu suprimento de pão não acaba. Esta é uma valiosa dica da Karen Hood.

- Cuidado com grandes movimentações de equipamentos ou compras na sua casa. Isto pode chamar a atenção de vizinhos, que desta forma poderão pressioná-lo a fornecer ajuda ou até mesmo roubar seu estoque em situações de emergência, já que estes não se prepararam.  
A natureza humana é brutal em situações de desespero!

Te vejo na trilha!

6 comentários:

  1. Ai legal valeu velo postando novamente cara, ótima postagem muito interessante, tenho passado por alguns blogs de sobrevivencialismo com matérias do mesmo cunho. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Antonio! As coisas estão se acertando em todos os campos, agora vou poder manter um ritmo frequente de postagens de novo.

      Tenho muita coisa rascunhada que falta pouco para publicar.

      Abraço!

      Excluir
  2. Ótimo post, dicas bem valiosas. :)

    ResponderExcluir
  3. um otimo exemplo de como as coisas podem se complicar foi o furacão katrina ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, toda catástrofe deixa as condições locais precárias.

      Não precisa ir para o exterior, as chuvas da serra carioca, cidades mineiras alagadas e isoladas, e vários outros exemplos, é muito fácil uma localidade ficar fora de contato e perder a capacidade de distribuição de mantimentos mais básicos.

      Quem tem o mínimo estocado, se segura até a ajuda chegar. Quem não tem, passa aperto desde a primeira hora.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...