segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Char Cloth ou tecido carbonizado.

 Esta é uma técnica muito antiga, e que continua tão funcional quanto era na época do velho oeste. Consiste em pedaços carbonizados de tecido natural, normalmente algodão, que se incendeiam como uma brasa assim que uma faísca os atinge.

Isto era ideal em um tempo em que não existiam Ferro Rods, e o pioneiro dependia de uma fraca emissão de faíscas produzidas do atrito entre um pedaço de metal e uma pedra como quartzo ou similar.

Esta brasa então era depositada no interior do ninho de fogo que estaria preparado, assim como o resto dos componentes da fogueira, e a partir daí seria apenas questão de alimentar e cuidar do fogo.

Com os materiais disponíveis hoje em dia não há porque não termos sucesso com este método.

Para começar é preciso:

-Latinha. Os gringos usam muito a famosa Altoids Tin, mas pode-se usar latas de bala, de Vick, ou mesmo comprar latas para brindes de festa, como eu fiz, e paguei 19 centavos. A escolha é individual.

-Tecido natural. O método mais simples e garantido é pegar uma camiseta de algodão velha, mas pode-se e deve-se experimentar outras coisas, como sisal, palha, etc, inclusive é muito comum o uso de cordas.

Camiseta velha e latinha, tudo o que se precisa.



Como fazer:

Com ajuda de um prego e uma base de madeira, faça um furo na tampa da lata, por onde a fumaça da queima sairá sem aumentar a pressão interna.

Tampa da lata é furada.

Recorte o tecido em pequenos quadrados, que caibam justo na lata. Não tem medidas exatas, é no chute mesmo.

Manga da camisa recortada em quadrados, e lata já preenchida.

Coloque a tampa na lata, e depois coloque a lata no fogo baixo do seu fogão ou fogareiro, ou ainda nas brasas da fogueira, se estiver no mato. Rapidamente a fumaça vai subir pelo furo. Não se assuste com o cheiro de tecido queimado, deixe a fumaça sair até se esgotar. Apenas ventile bem a casa, se fizer o processo dentro dela.

Fumaça começando a sair pelo furo na lata.

Feito isto, desligue o fogo ou remova a lata das brasas e deixe esfriar. Não abra ainda, ou a ventilação pode fazer o tecido incendiar. O resultado é o que vemos abaixo, tecido carbonizado que é queimável. Repare que os quadrados encolhem.

Char cloth pronto para ser usado.

Como usar:

Como dito anteriormente, a fogueira deve ser preparada normalmente. Material miúdo, intermediário e grande separado ao lado de onde vai ficar o fogo. Pegue um dos pedaços do tecido, e o coloque junto do material miúdo. Com apenas uma riscada do Ferro Rod ele vai ficar em brasa, basta soprar para incendiar o material em volta. Isto poupa esforço, o que é um alívio após um dia de longa caminhada. A partir daí é alimentar a fogueira como costume.

Queimando lenta e controladamente.
Conclusão:

Esta é uma técnica muito simples, barata e eficiente. Foi provada pelo tempo. O tecido carbonizado queima durante tempo suficiente para que o material miúdo acenda.

Todos têm acesso a um pano ou camiseta velhos, e pelo que pôde ser visto, duram muito usando esta técnica. A lata também é simples de encontrar, transformando o char cloth em popular.

Pessoalmente, vou deixar os outros métodos de ajuda ao início de fogo para trás e só usar o bombril como plano B e o char cloth como principal recurso.

Experimente também e depois me diga o resultado.

Te vejo na trilha!

12 comentários:

  1. Muito interessante mesmo! Achei prático essa maneira para um dia de chuva, igual faço algumas cavalgas longas http://www.simplessereshumanos.blogspot.com/2009/09/pedra-do-lencol.html
    Achei importante o fato de você estar exausto depois de 80km andando a cavalo e ter que fazer um fogo para preparar algo pra comer.
    Link muito instrutivo, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tem coisas que funcionam mas não são práticas na hora do aperto ou cansaço, então priorizo este tipo aí do post.

      Obrigado por comentar.

      Abraço.

      Excluir
  2. Grande Andre,
    Mais uma vez, parabens pelo post cara, muito interessante e util, acho q ja vou testa-lo agora no carnaval...
    Parabens velho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou útil Aloisio, testa sim, depois diz o que achou!

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá André, td bem? Sou um montanhista e tb um apaixonado pela aventura e um leitor e admirador do seu blog; gosto muito do seus posts, principalmente da forma objetiva q os publica, eu tb tenho um blog parecido: http://survivalblogg.blogspot.com/ - se puder entre lá e de sua opinião, será muito importante... Obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiano, é importante saber que o pessoal gosta das postagens.

      Vou lá dar uma olhada no blog.

      Abraço.

      Excluir
  4. Uma dica boa Também é o combustível solido feito com vela derretida e algodão. Dura cerca de 10 Minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade José, também é um artifício muito utilizado, porém, necessita de uma fonte de fogo, como fósforo ou isqueiro, não acende direito com faíscas.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Cara, parabéns pela iniciativa de postar essas dicas úteis e fáceis! Estou começando agora nesse maravilhoso mundo da aventura e suas instruções serão essenciais para o meu sucesso. Parabéns e continue compartilhando conosco seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço o interesse e o comentário amigo.

      O blog comtinua firme e forte, se não está sendo atualizado tanto quanto poderia é apenas por culpa de minha falta de tempo atual.

      Abraço.

      Excluir
  6. Que legal, nao sei se já viram esse vídeo? mas vale a pena olhar, tenho um mini torno e vou tentar fazer quando me sobrar um tempo, Obrigado pela postagem, pois me tirou boa duvida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...