segunda-feira, 23 de maio de 2011

O kit de sobrevivência


Evito usar o termo kit de sobrevivência, porque remete a algo fixo e bom para todas as situações, o que está errado. Os itens levados dependem da região, da atividade a ser praticada e até mesmo do meio de locomoção usado. Portanto, o meu "kit" consiste de alguns itens fixos e outros que variam.

Vejo frequentemente  pessoas carregando kits em latinhas com tudo em redundância, na verdade uma versão miniaturizada de seus equipamentos de uso regular, como se pudessem perdê-los sem perder o kit junto. Alguns chegam a carregar o mesmo peso do resto do equipamento nestes kits.

O que elas não percebem é que seu equipamento, com o conhecimento de como usá-lo é todo o kit de que precisam.

Vejamos uma descrição do básico para a sobrevivência em ambiente selvagem:

Abrigo - Vai depender da região em que se está viajando, geralmente em selva uma boa cobertura e rede são a melhor pedida, em campo ou montanha uma boa barraca e saco de dormir podem proporcionar noites muito confortáveis mesmo em tempo ruim. Particularidades dependerão das preferências individuais. Se o programa for um camping offroad não há porque não montar um excelente acampamento base.

Recipiente para coleta/purificação/armazenamento de água - O ambiente novamente ditará as regras, quanto mais quente mais água será necessária. O recipiente também é escolha de cada um, um cantil militar, camelback, garrafinhas esportivas ou mesmo garrafas PET podem ser usadas para armazenamento de água, porém alguns deles facilitam o trabalho por permitirem executar duas funções, um bom exemplo são garrafas de aço inox que podem ir ao fogo, purificando água por fervura diretamente no recipiente onde ela ficará armazenada. Minha escolha nesta área recai no cantil militar, com o kit completo que consiste em cantil, caneco, base fogareiro e capa do cantil, onde todo o kit vai guardado. Em caso de expedição a locais com pouca água é necessário transportar grandes recipientes, e planejamento adequado é essencial.

Fogo - Algum equipamento para acendimento de fogo, ou até mais de um é essencial mesmo em climas mais amenos, já que o fogo proporciona aquecimento, preparo de comidas e purificação de água. Aqui a escolha é basicamente questão de preferência, partindo do pressuposto que o trilheiro domina o método escolhido, seja ele fogo por fricção, faíscas, método químico, eletricidade,  radiação solar ou mesmo isqueiros modernos .

Lâminas - Outro item onde em grande parte o gosto pesa na decisão. Regiões de selva geralmente beneficiam lâminas maiores como facões, enquanto regiões áridas podem ser exploradas com segurança carregando apenas uma faca, mas não há regras estritas a serem seguidas, tudo depende da habilidade de cada um.

Navegação - Uma boa bússola e o conhecimento geral da região em que se está permite que se procure a civilização em caso de emergência. Um GPS também pode ser uma boa ferramenta, mas por ser um equipamento eletrônico é relativamente frágil, e suas pilhas acabam, logo, não deve ser a única forma de localização.

Acima de tudo, o que realmente importa é deter o conhecimento a respeito das necessidades básicas em regiões selvagens, o estudo de técnicas primitivas sendo uma tremenda ferramenta para todos que se aventuram na natureza.

Lembre-se: A capacidade de improvisação faz mais para o aventureiro do que uma tonelada de equipamento nas costas.

O Bushcraft nos ensina que quanto mais se sabe, menos se carrega.

Te vejo na trilha!

8 comentários:

  1. Gostei do Kit... Quanto custa? e onde encontro?

    a faca é de cutelaria nacional ou importada?

    grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. Chacal, todos os itens foram comprados separadamente, alguns com diferença de quase duas décadas, portanto não saberia estipular o preço de um conjunto similar, mas você pode fazer buscas por modelos parecidos na net para uma base de preço.

    A faca é minha bowie custom, feita pelo Jean Callegari, dê uma olhada nos primeiros posts do blog e verá mais informações a respeito dela.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que entro em seu blog e gostei muito da forma como vc aborda os temas. Muito bom seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leo.

      Tenho por princípio criar posts originais, ao invés de apenas retransmitir posts de outros lugares.

      Isto me permite passar a minha visão, através de experimentação, e nem sempre ela se alinha com a visão geral das pessoas.

      Excluir
  4. SELVA....
    MINHAS DICAS CASO POSSA EXPRESSÁ-LAS AQUI SÃO:
    FOGO:USO SEMPRE ISQUEIRO TRANSPARENTE PARA SABER QUANTO DE GÁS AINDA TENHO, E A PEDERNEIRA QUE NUNCA DEIXA NA MÃO, COMO ISCA LEVO SEMPRE ALGUNS ABSORVENTES FEMININOS TIPO O.B.
    ÁGUA: LEVO UM CANTIL MILITAR, UM CAMELBAK, UMA GARRAFA FITNESS, TB LEVO UMA BANDA CASO PRECISE COAR A SUJEIRA, E 4 COMPRIMIDOS DE CLORIN PARA TRATAMENTO.
    ABRIGO: LEVO UMA REDE DE NYLON E UMA LONA PRETA 2X2, A BARRACA DE 2 PESSOAS SOMENTE EM CASO DE FICAR MAIS DE 1 NOITE.
    ALIMENTOS: LEVO SEMPRE UM CALDEIRÃO COM ALÇAS DE TAMANHO 1 LITRO, SERVE PARA PREPARO DOS ALIMENTOS E FERVURA DA ÁGUA. TB LEVO ALIMENTOS ENLATADOS;FEIJOADA, FEIJÃO, ARROZ, SALSICHA, CARNE. PRÉ-COZIDOS.
    KIT DE 1 SOCORROS: ATADURAS E FAIXAS, GAZE E POMADA MINANCORA, PARA PICADAS DE INSETOS E PEQUENOS FERIMENTOS, COMPRIMIDO FORTE 750 PARA DORES OU TORSÕES.
    NOITE: 3 LANTERNAS, SENDO 2 DE PILHAS COM RECARGA E UM DE DÍNAMO. AS SOLARES JÁ ME DEIXARAM NO ESCURO.
    LÃMINAS: LEVO UM FACÃO PEQUENO, UMA FACA DE SOBREVIVÊNCIA PLATOON, UM CANIVETE DE SELVA COM 3 LÃMINAS.
    www.http://www.wix.com/comandoselva/sobrevivencia
    ESTOU Á DISPOSIÇÃO PARA OUTRAS DICAS IMPORTANTES.
    Melhor saber e nunca precisar, do que precisar e não saber nada... OLIVEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, toda contribuição é bem vinda aqui.

      O uso do caldeirão é algo que planejo pôr em prática já a algum tempo, nos casos de camping estacionado em algum local.

      Quando há apenas o pernoite em travessias procuro ser mais leve.

      Abraço.

      Excluir
  5. Bom dia, muito bom seu blog, direto ao assunto e demonstração de prática e como você disse o conhecimento "alivia a mochila"
    Estou para comprar uma faca BK2 baseado na indicação e demonstração no Youtube por gente experiente e professores de bushcraft mas não consigo encontrar em lojas físicas aqui na minha região, gostaria de saber a sua opinião sobre e faca BK2 o que você acha dela? você conhece?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Paulo, que bom que gostou do blog.

      Esta faca é muito parruda, feita para aguentar todo tipo de abuso que uma situação de sobrevivência pode trazer.

      Nunca usei a BK2 mas já tive em mãos, como pode ser visto no tópico da clínica de sobrevivência em Avaré, e gostei muito.

      Também só vejo elogios pelo mundo afora, de pessoas sérias e que entendem do riscado. Não tem erro.

      Quanto à questão das lojas físicas no Brasil, são quase inexistentes, e nem de longe tem a variedade que desejaríamos, a maioria dos estoques não conta com os modelos de sucesso lá de fora.

      A solução geralmente é comprar via Amazon ou e-bay.

      Abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...