sábado, 5 de março de 2011

Binóculos: Tenha a visão além do alcance.


Caçadores, pescadores, militares e outros grupos mundo afora estão habituados ao uso de binóculos em suas saídas de campo, para observar a área em volta e ter uma visão mais precisa do ambiente. Assim podem estudar em detalhes um determinado espaço, escolher a melhor rota, rastrear a caça, entre outras atividades.
Um binóculo ajuda a vasculhar a paisagem distante
Nós também podemos aproveitar os beneficios desta poderosa ferramenta, seja ao observar o caminho a seguir de cima de um pico, observar a fauna local, ou em caso de emergência, procurar grupos de trilheiros, sinais de civilização ou abrigos naturais.

Tipos de binóculos
Existem os binóculos de tamanho padrão, alguns com grandes aumentos e bastante abertura, e os compactos, mais adequados para trilhas, pelo reduzido volume e peso. O que determina o tipo de binóculo a ser escolhido é a atividade a que se destina. Observadores a partir de bases fixas como salva vidas, controladores de tráfego entre outros costumam optar por binóculos maiores e mais poderosos. Já trilheiros preferem o peso e dimensões menores dos compactos, que perdem em abertura e em alguns casos em aumentos para os primeiros.

Entendendo  as especificações de um binóculo
Aumento: Se refere à proporção da imagem em relação ao olho nu. Um binóculo de 10 aumentos mostra a imagem 10 vezes mais perto que a olho nu.

Imagem equivalente à visão a olho nu.
Mesma imagem, com uma lente de 10 aumentos
Abertura: Se refere ao diâmetro da lente, que influencia na área coberta por ela e também na quantidade de luz que penetra no binóculo. Quanto maior a abertura mais área aparece na lente, e maior a qualidade da imagem. Em condições de baixa luminosidade como dias nublados ou nascer/pôr do sol, um equipamento com maior abertura garantirá uma imagem mais clara.
Compacto Tasco 10x25
Todo binóculo tem uma quantidade de aumentos e abertura, e estes dados são impressos em seu corpo. No exemplo temos meu binóculo Tasco 10x25. Ele tem 10 aumentos e abertura de 25, bastante satisfatório para as atividades nas quais o utilizo. Existem modelos com 10x20, 8x20, e nos tamanhos maiores 10x50, 50x50 ou mais. A escolha deve levar em conta suas necessidades individuais, mas procure se certificar de escolher boas marcas, pois a qualidade das lentes de um binóculo faz a diferença entre uma imagem cristalina e uma imagem embaçada e com pouca nitidez. Alguns fabricantes tradicionais são Tasco, Bushnell, Nikon, Zeiss, Bausch&Lomb, Swarovsky, Minolta, Pentax.

Utilização
Se engana quem pensa que basta posicionar nos olhos e enxergar tudo automaticamente.  Mas não há mistérios, e como hábito estas operações viram automáticas.
Primeiramente, o usuário tem que achar a abertura correta para a distância entre seus olhos, até que apenas um perfeito círculo seja visto, sem sombras ou eclipses nas laterais ou meio da imagem.
Depois, ajusta-se o foco para o olho direito, com o esquerdo fechado, girando-se o dial de borracha até chegar no foco adequado para a distância observada.
Então, com ambos os olhos abertos ajusta-se o foco através do botão central. Pronto, agora é só vasculhar a área desejada e regular novamente caso a mudança de distância seja significativa.

Comandos citados no texto realçados em vermelho
Aproveite sua visão extendida e curta as paisagens.

Te vejo na trilha!

4 comentários:

  1. Salve Miranda! Boa matéria. Queria só lembrar dum troço que ajuda muito que são os "harness", aquele sistema de prender o binóculo por alças através do ombros, mantendo-o na frente do peito. No caso de atividades que exijam mãos livres, são imprescindíveis, além de evitarem machucados e assaduras no pescoço, o que pode ocorrer em andanças maiores.
    Abração!
    Suaio!

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, para quem anda com ele pendurado, a cordinha que vem originalmente só faz cortar o pescoço, uma alça ao estilo das usadas em câmeras fotográficas torna mais confortável esta prática.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. andré,saudações mateiras!
    quais as dicas para quem usa óculos,como eu,por exemplo?!

    ResponderExcluir
  4. Boa pergunta Marcelo.

    Como o foco dos binóculos é regulável, ele se adapta à sua visão, e também distância focal.

    A regulagem ideal para mim em um dado momento pode não ser a ideal para você.

    É questão de se adaptar à distância usando óculos também.

    Mas para quem os usa constantemente esta etapa é fácil.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...