segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Turbinando o estilingue passo a passo.

Conforme disse no post sobre estilingues, pretendia substituir os elásticos do meu modelo industrializado por outros, mais fortes, para explorar melhor a capacidade de sua estrutura e possibilitar tiros mais potentes.

Recentemente comprei os elásticos, próprios para fisioterapia, os mais fortes que pude encontrar em uma loja de produtos para médicos, vendidos a metro. Como havia me acidentado há pouco, conforme relatei neste post, acabei esperando até que meus dedos estivessem bons o bastante para poder fazer força.

Hoje resolvi que já era hora de botar o projeto em andamento, e para isso recolhi tudo de que precisava e fui registrando todo o processo, conforme mostro a seguir:

Materiais necessários:
  • Pedaço de couro, preferencialmente mais grosso, como o usado para bainhas de faca. Pode ser uma sobra, como a que usei. Será a bolsinha onde os projéteis são seguros;
  • Estilete e tábua de corte ou tesoura grande, para cortar o couro;
  • Lápis para fazer as marcações;
  • Elásticos de fisioterapia, com resistência de acordo com suas necessidades. São vendidos a metro;
  • Furador para couro, de medida igual ou maior à do elástico comprado. Pode ser usada a ferramenta de furar do Victorinox ou mesmo uma faca, mas estas opções requerem maior habilidade;
  • Barbante, cordão encerado de sapateiro, ou qualquer outro material resistente.

O passo a passo:

Marcando o couro para cortar uma nova bolsinha para projéteis.
Com um estilete e uma tábua, o couro foi facilmente cortado.
Usando o furador do Victorinox para abrir os furos no couro.
Furos do tamanho certo para a passagem dos elásticos.
Par de elásticos cortados com 30cm de comprimento.
Detalhe da espessura do elástico ao lado de um lápis comum.
Elástico é passado uma polegada além do couro.

Aqui, com ajuda de alguém, é preciso tensionar o elástico e amarrar um barbante ou linha encerada bem firme, dando algumas voltas.
Processo repetido no outro lado.
Lado a lado, os novos e os originais. Adivinha qual é o mais potente? :)
Estilingue já turbinado. A resistência é ótima, agora faltam os testes de campo.
Como meu estilingue tem como fixação dos elásticos sua própria estrutura, as etapas acabam por aqui. Para os modelos feitos de forquilhas de árvores, no entanto, há que se repetir o processo de dobra e amarração usado para o couro. Este método é antigo e muito seguro, quando feito corretamente.

Os elásticos antigos serão reaproveitados. Vão para o estilingue fabricado no dia deste post.

Espero que este post seja útil a quem deseja construir seu primeiro estilingue e não sabe exatamente como fazê-lo.

Te vejo na trilha!

32 comentários:

  1. Agora so falta saber onde arranjar o couro.

    ResponderExcluir
  2. Rick, procure uma loja de artigos de couro, normalmente vendem os materiais para quem fabrica cintos, roupas, bolsas, etc.

    Muitas têm uma banca com retalhos de couro a preços baixos, vale a pena procurar.

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma opção de material de boa qualidade que não seja couro?

    ResponderExcluir
  4. Olha, acredito que exista sim, mas como o couro funciona tão bem e é facilmente encontrável, além de ser resistente, nunca procurei um material substituto e nunca vi um estilingue que usasse algum.

    A excessão seria um feito para atirar pequenos bagos de chumbo, como um cartucho de espingarda, este usava uma bolsinha de duas metades feita em kydex.

    ResponderExcluir
  5. Recentemente adquiri uma atiradeira industrializada (bem parecida coma sua), mas para minha infelicidade a borracha não me suportou e arrebentou no terceiro dia (!), mas tenho um pequeno problema: não sei como trocar os elásticos, porque o local onde ficam presos na forquilha de metal, tem uma saliência de borracha para que o elástico não escape, apesar de isso por um lado ser bom, me "quebrou as pernas" na hora de trocar a borracha, primeiro é que não consigo tirar a antiga sem estragá-la, o outro que não consigo colocar a nova "encapando" o braço da forquilha (igual você fez), você tem alguma dica? Além do mais, é possível fazer uso das "thera bands" neste tipo de estilingue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara tu nao pode molhar o garrote(elastico)eu tenho um aqui que ja tem mais de anos que tenho ele e ele nunca deu problema

      Excluir
  6. Não dá para ter certeza sem ver como é o encaixe, se você mandar uma foto por e-mail eu posso tentar te dar alguma idéia.

    Talvez seja questão de jeito para encaixar, talvez não.

    Para remover a antiga você pode cortar sem pena, afinal será descartada, mas para encaixar a nova teria que fazer direitinho.

    Para usar qualquer outro elástico teria que ver como é que funciona, realmente. Tem gente ue amarra, tem gente que encaixa, depende do estilingue.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. em que loja vc comprou o elastico?,por favor me passa o endereço eletronico.

    ResponderExcluir
  8. Amigo, a loja até já fechou, mas era uma dessas pequenas de material médico, que nem site tinha. Acredito que não seja difícil conseguir encontrar.

    ResponderExcluir
  9. queria saber onde compro? e qual é o preço?????

    ResponderExcluir
  10. Em lojas de material médico amigo, não chega a 10 reais o metro.

    ResponderExcluir
  11. não se chama elastico se chama= tripa de micoooo

    ResponderExcluir
  12. Depende da região, aqui no Rio é comum chamar de garrote.

    ResponderExcluir
  13. Pergunta feita por:
    lucianomacielfarias@gmail.com
    Olá amigo! estou com uma duvida!
    Quando tracasse o elastico do estilingue profissional, é só colocar nas barras da atiradeira o elestico? ele não escapole dali não? Pois vejo na loja estas atiradeiras e to querendo comprar uma, mais vi o elastico só encaixado no gancho metalico da atiradeira e nada mais, nem uma amarração, o elastico não escapole com a preção? É só colocar um novo quando for trocar do mesmo geito? não leva uma especie de cola ou amarração não? È só encaixado mesmo daquele geito ali na foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só encaixado mesmo, o atrito da borracha no metal já segura legal, mas repare que tem bastante espaço encaixado, não é pra ficar na beirinha.

      Pode usar sem medo.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Não sei se entendi sua pergunta.

      Troquei o elástico porque o novo é mais forte do que o original.

      Excluir
  15. Onde consigo a base em forma de punho de arma para comprar? ou material para fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estilingue é vendido pronto, assim mesmo. É só procurar em lojas de material esportivo.

      Excluir
  16. Oi Luis, existem borrachas de reposição vendidas em lojas de material esportivo e camping que duram mais, eu também preciso adquirir novas para o meu.

    abraço

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Fiz o meu estilingue com duas barras de ferro levemente dobradas. Juntei as partes retas e as dobradas deixei uma para cada lado formando um Y. Com borracha de câmara de pneu de bicicleta e fita isolante fiz um "pega-mao" pra melhorar e empunhadura. Até já usei a liga hospitalar, mas não gostei muito pela pequena variação que ela sofre ao se encolher durante o tiro. Existe algum outro material que pudesse usar? Já tentei com várias espessuras de elástico trançado, com um elástico industrial (usado em esportes como "Bunge Jumpe" (não sei se é assim que se escreve) mas nenhum ficou legal.
    Tem essa dica pra me dar? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, existem borrachas vendidas especificamente para esta finalidade em lojas na internet, recentemente experimentei uma preta e fininha(tubular) e gostei.

      Outro tipo bem comum são aquelas fitas de fisioterapia.

      Abraço.

      Excluir
  18. meu estilingue... uso forquilha de madeira...pequeno.arbusto de nome Leiterinha... uso borracha de soro oi garrote... se compra em farmacias... aq na minha cidade... 6 reais...50 centímetros... e pra amarrar uso fita dental ou borracha preta... mas lembrando q a borracha preta cm o tmpo da a famosa boqueira... q acaba cortando a borracha de soro... e uso couro de bufalo pra mai e pra forquilha... couro d bufalo aq eu consigo com um senhor q conserta sapatos e fabrica bainhas... entao pessoal...nao é tao dificil fazer um estilingue...grand abc... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Eder, eu mesmo tenho um de goiabeira que tem mais de 20 anos. Mexi nele outro dia.

      Abraço.

      Excluir
  19. Sempre usei leiteiro, que se encontra com maior facilidade e quando dá sorte eu uso forquilha de goiabeira, que é mais difícil de se encontrar com a simetria perfeita. Uso estilingue para me defender de cachorro e de boi bravo, as vezes pra matar uma cobra venenosa. Acho uma excelente arma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, também gosto bastante da goiabeira. Abraço.

      Excluir
  20. Ola. Também gosto muito de estilingue,tenho varivá estilingues as forquilhas q uso sao de pé de jaboticaba da umas forquilhas bem legal .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilson, jaboticaba também é uma boa madeira, em geral todas as frutíferas podem apresentar boas opções.

      Abraço.

      Excluir
  21. Olá Luis, procure ver se as bordas do estilingue estão com rebarbas afiadas, isso pode estar criando um atrito maior que o normal,uma lixinha pode ajudar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Caramba isto é estranho, você está usando borracha de soro? Nunca aconteceu comigo de arrebentar tão rápido, então estou surpreso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...