terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Afiação, não é um bicho de sete cabeças.

Afiação é uma necessidade de todos que usam facas.

Sempre cito a importância de ter boas lâminas. Mas igualmente importante é saber a correta manutenção delas, e mesmo uma faca com excelente retenção de fio eventualmente precisará de uns retoques. O propósito deste post é esclarecer algumas das dúvidas de quem nunca conseguiu afiar uma faca.

Em caso de manutenção simples do fio algumas passadas em uma pedra de amolar fina garantirão o ponto correto, o que pode ser feito mesmo durante uma ida ao mato, mas às vezes é preciso ir além. No caso de uma faca com fio muito danificado será necessário usar uma pedra maior, de mesa, sempre de boa procedência.

No meu caso, uso duas pedras. Uma de mesa, dupla face, sendo uma mais fina e outra mais grossa, para desbaste pesado. Esta está comigo há mais de 15 anos. A outra, é uma pequena pedra da Victorinox, bem fina, para retoques no fio. Esta sempre me acompanha em minhas aventuras, na mochila.

Minhas pedras, cada uma com sua função.


Resumidamente pode-se dizer que o segredo de uma boa afiação consiste na escolha da angulação certa e na capacidade de reproduzir esta angulação dos dois lados do fio.

A angulação vai depender de vários fatores, como formato e tamanho da lâmina, e sua função. Facas feitas para cortar carne são muito mais afiadas do que facas grandes e pesadas para cortar mato.

Na pequena utilitária, o ângulo de afiação é mais fechado.
Na bowie, principalmente na ponta, o ângulo é aberto, proporcionando um fio mais resistente a impactos.
Lembre-se: um fio mais agudo é mais frágil, então há que se pesar bem os prós e contras.

Existem apoios no mercado com o objetivo de posicionar a faca em determinados ângulos, mas a maioria das pessoas apenas usa um pouco de sensibilidade. Com algum treino a posição vem automaticamente.

É importante manter uma pressão constante enquanto se passa a faca, sempre no sentido do fio, ou seja, como se estivéssemos fatiando a pedra, deslizando o comprimento total da faca, e na medida do possível, usando toda a pedra. Ainda assim com o passar dos anos esta se deforma bastante, ficando ondulada.

Facas diferentes, fios diferentes.
Se ao final de algumas passadas você não identificar rebarbas viradas para algum dos lados do fio, significa que a pressão e as repetições estão corretas. Teste o fio, e se não estiver satisfatório, continue.
Um fio sem rebarbas é o objetivo.
Uma faca bem afiada deverá ser capaz de cortar papel de forma suave, sem rasgá-lo.
Cortando, sem rasgar.
Importante: Facas sem fio são perigosas, pois requerem mais força para cortar, e isso leva ao descontrole. Aprenda a fazer a manutenção do fio de suas facas corretamente.

Te vejo na trilha!

11 comentários:

  1. Saudações!
    Ótimo conteúdo, muito bom essa explicação a afiação e manutenção das lâminas! A própósito estou precisando de um chapéu. Esse estilo de chapéu eu acho interessante o meu já ta velho, 15 anos de luta! Você pode me indicar onde compro esse? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Excelente post meu amigo e devo dizer que também é um ótimo blog, a pouca informação em português ou até mesmo voltada as condições ambientais de nosso pais sobre o Bushcraft... Parabéns!

    Grande Abraço.
    Ps.: Descobri seu blog através do Alexandre Voss

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigo buscador! Espero que curta os outros posts também.

    Este chapéu veio da Austrália para mim, por aqui não vi vendendo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, agradeço as palavras, e fico feliz em saber que o padrão do blog tem agradado.

    O João é um bom amigo, me mandou uma faca de presente e ainda proporciona muitas visitas ao meu blog, hehehe

    Uma abraço e continue por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida continuarei meu amigo.
    Também possuo uma faca do Alexandre, uma excelente peça!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia André, uma dúvida que sempre me vem à cabeça: é recomendado o uso de água durante a afiação das facas ou não?

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernando, pode usar água sim, alguns preferem óleo, mas eu particularmente uso água, porque depois seca e não deixa sujeiras na pedra.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. André, também posso afiar laminas serrilhadas assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, para estes casos existem afiadores específicos, em formato de cilindros de tamanhos variados.

      Na parte lisa da lâmina, quando for mista, você usa a técnica comum.

      Um abraço.

      Excluir
  9. Obrigado, você está fazendo um ótimo trabalho aqui. Fui tentar afiar meu canivete e não consegui, ele está quase não corta mais, fiquei 10 minutos tentando afia-lo e não consegui, nesses casos demora muito para afiar ou estou fazendo algo de errado?
    Obs. É um canivete identico a um victorinox, so que o logotipo é um circulo com uma estrela, acho que é muito antigo, era do meu avô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, tenho uma má notícia para você, seu canivete é um autêntico xing ling, muito comum aqui na década de 90.

      As lâminas dele realmente não tem muita qualidade e não retém o fio muito tempo, além de serem famosas por se soltarem quando exigidas.

      Sem saber qual pedra você está usando e como está tentando afiar fica difícil dar um palpite, mas de qualquer maneira se está muito ruim demora um pouco mesmo para afiar.

      Se puder, guarde este como recordação e compre um autêntico, a diferença de qualidade é gritante e você vai poder confiar nele.

      Obrigado pelo comentário.

      Um abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...