quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Acendendo fogo com centelhas.

Por séculos a maneira usada para acender fogo, o método de produzir centelhas por atrito de metal com mineral andou desacreditado no século 20, graças à facilidade de se usar fósforos e isqueiros variados. No entando, com o Bushcraft tomando força entre aventureiros e primitivistas, as técnicas antigas como esta voltam à cena, e se mostram tão eficientes quanto as soluções modernas, com as vantagens de durabilidade e independência em relação a combustíveis.

O equipamento que utilizo é um meio termo entre modernidade e técnica antiga, pois trata-se de um material feito pelo homen para ser riscado pelo aço e produzir centelhas. No Brasil se chamam pederneiras, embora tecnicamente sejam diferentes das pederneiras usadas nas armas de fogo antigas. Lá fora são chamados de Ferrocerium Rods, Ou simplesmente Ferro Rods, e são vendidos em diversos tamanhos. Existem ainda os que são anexados a uma barrinha de magnésio, que em caso de necessidade pode ser raspada para fornecer uma ajuda com o início do fogo. O magnésio incandescente gera muito calor, por tempo suficiente para que o material miúdo se incendeie. Sempre carrego os dois, pois o Ferro Rod produz mais centelhas e mais calor, mas o magnésio é muito útil quando simplesmente não há material suficientemente seco para acender diretamente com faíscas, como aconteceu no episódio relatado neste post.

Acima, acendedor de magnésio. Abaixo, um Ferro Rod tamanho grande.


Para acender o fogo com as centelhas basta montar o material miúdo normalmente, e aproximar o acendedor. Apóie o riscador (seja o que vem nele ou a lâmina de uma faca) na superfície e puxe o acendedor para trás, assim o riscador ficará na mesma posição e as faíscas caírão precisamente sobre o material a ser aceso. Se tudo foi bem montado, e o material estiver seco o bastante, acenderá na primeira tentativa. Senão, repita até conseguir.

Na sequência de fotos abaixo, o processo que acabo de descrever:

Material preparado, Ferro Rod posicionado com seu riscador.
Momento em que acabo de riscar, algumas fagulhas ainda saltam. Note que o material já acendeu.
Algodão queimando até acabar.
Importante frisar que o algodão queimou sem qualquer ajuda de material inflamável. Respondeu bem porque estava seco, assim como o material que você deverá recolher no mato.

O processo é este, não há mistério. A escolha correta dos materiais é que faz o sucesso, assim como em qualquer técnica de acendimento.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...