sábado, 2 de outubro de 2010

A faca do aventureiro. Um projeto novo.

Faz algum tempo que ando pensando em um novo projeto.

Trata-se de uma nova faca, menor que minha bowie custom, mas igualmente forjada e feita sob encomenda, para todas as tarefas mais delicadas que a prática de bushcraft pelas nossas matas exige. Não se trata de uma substituição, mas de um complemento, tendo em vista que não existe uma ferramenta perfeita para todos os serviços.

A minha bowie, embora extremamente robusta e capaz das mais árduas tarefas de corte, é muito pesada e grande para pequenos detalhes, como esculpir aquela pecinha da armadilha, ou fazer um anzol improvisado de madeira.

Para suprir esta carência atualmente tenho usado o meu fiel Victorinox, mas devido a uma linha de projeto escolhida pelo fabricante, a retenção de fio não é tão boa quanto poderia ser em uma faca custom. Natural, pois a idéia é que usuários comuns possam trabalhar o fio de suas facas.

Esta faca proposta será a resposta a todas estas exigências.

Deverá ter entre 18 e 20 cm de comprimento, ser feita de aço carbono, por forjamento, e receber tratamento térmico adequado para que seja extremamente afiada e possa manter este fio por longos períodos. A princípio, segundo meus primeiros esboços, o cabo será apenas paracord enrolado na espiga, solução simples e eficiente. A bainha será em couro, modelo saco, solução tradicinal que elimina a necessidade de presilhas e botões de pressão.

Ainda não iniciei as discussões com nenhum dos cuteleiros conhecidos, que levarão a maiores desdobramentos da idéia inicial, então a forma final ainda é um mistério.

Primeiro esboço, com bastante barriga e clip pronunciado.
Variação, um pouco mais delicada.


O projeto terá andamento e atualizações constantes.

Te vejo na trilha!

4 comentários:

  1. André, parabéns pelo blog. Boa informação, direto ao ponto, passando confiança de quem pratica e vive o que fala.

    Obrigado e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mike! Seu apoio é um baita incentivo para tocar o blog tentando torná-lo cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  3. oi eu sou apolonio ex militar , andré parabens pelo blog , eu gostei muito pois eu tambem sou um aventureiro de final de semana ,

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo, volte sempre, o projeto é cada vez mostrar mais conteúdo interessante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...