domingo, 19 de setembro de 2010

Vestuário. O princípio das camadas.

O princípio das camadas: Camisa de algodão de manga comprida, agasalho de fleece, e jaqueta pesada de algodão.
 A escolha dos tipos de roupas a se usar vai depender de vários fatores, como atividade a que se destinam, o local, clima, e até a preferência pessoal. Mas uma coisa importante é seguir o princício das camadas. Usando várias camadas de roupas leves a regulagem de temperatura corporal é melhor do que se usando uma única peça pesada.

Devido às variações de temperatura que um mesmo ambiente pode ter em curto espaço de tempo, o princípio se mostra a solução mais eficaz. Adicionando ou removendo camadas de roupa, pode-se manter o conforto. Durante dias ensolarados em montanhas, o calor é grande, mas à noite a temperatura cai bastante. Adicionando progressivamente camadas de roupa, você pode se manter confortavelmente aquecido ao longo de todo o dia, o que seria impossível levando apenas um casaco pesado.

Em clima quente, roupas leves e folgadas ajudam na circulação de ar. É agradável vestir bermudas e camisetas, mas cuidado com a superexposição à radiação solar.

Independente da temperatura, um impermeável é essencial para a proteção contra a chuva.

Conhecer as propriedades de cada material é importante para fazer as escolhas corretas:

Algodão: é durável e respira, absorvendo umidade. É uma boa escolha para roupas de baixo e primeira camada do vestuário. Mas fica pesado quando molhado, e não protege bem contra o vento.

Lã: possui propriedades isolantes mesmo quando molhada, retendo calor. Tende a ficar muito pesada quando encharcada, e demora para secar. Usada diretamente em contato com a pele pode causar irritação.

Tecidos sintéticos: permitem que o suor evapore e não deixam a chuva entrar. Geralmente protegem contra o vento, o que os torna adequados para constituir a camada externa em climas amenos. Durante caminhadas, podem superaquecer o usuário.

Espero que estas dicas sejam úteis, ajudando nas suas escolhas.

Te vejo na trilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...