quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sobrevivência X Bushcraft

Simplicidade. A essência do Bushcraft.

Tenho visto frequentemente uma certa confusão entre sobrevivência e bushcraft pela internet afora. Muita gente tem confundido estes dois conceitos, que são distintos, embora muitas vezes o limite entre um e outro seja mesmo nebuloso. Tenho visto inclusive programas de TV pregando bushcraft quando na verdade estão se limitando às técnicas de sobrevivência.
As técnicas de sobrevivência são aquelas que visam a manutenção da saúde e integridade física de alguém que se vê em situação de emergência, seja estando perdido em região selvagem, em um carro quebrado longe de qualquer cidade, seja em um naufrágio, um acidente aéreo ou qualquer coisa similar, até que venha um resgate ou o indivíduo consiga chegar até a ajuda por conta própria. Nesta tentativa, estão até incluídas algumas das técnicas de bushcraft, porque o sobrevivente muitas vezes se vê forçado a se utilizar de recursos da região.
O bushcraft é uma ampla série de conhecimentos e habilidades primitivas, que possibilitaram aos nossos antepassados a adaptação aos diversos ambientes do planeta, sempre vivendo em total sintonia e fazendo um aproveitamento inteligente dos recursos. Bons exemplos desta diversidade e adaptabilidade são os aborígenes australianos, os nativos norte americanos e nossos índios. Todos estes povos aprenderam a usar os recursos de suas regiões de forma integrada e inteligente. Hoje em dia, o estudo e domínio destas práticas se mostra tão útil e inteligente quanto milhares de anos atrás, e com o crescente discurso da sustentabilidade a cada dia se mostra atual. Um exemplo perfeito da figura do praticante de bushcraft no mundo ocidental são os pioneiros norte americanos, que reconhecidamente sabiam aproveitar o que as matas tinham de melhor, e incorporavam sempre que possível conhecimentos dos nativos às suas práticas do dia a dia.
Enquanto as técnicas de sobrevivência se baseiam em grande parte em equipamentos modernos, usados em forma de kits, as técnicas de bushcraft procuram adaptar do próprio ambiente as ferramentas e equipamentos necessários.

Tentando sintetizar, eu diria que sobreviver é inerente ao bushcraft, porque este sendo um vasto campo de vivência, de conhecimentos primitivos possibilita uma maior integração com o ambiente, já o conceito de sobrevivência incorpora algumas técnicas de bushcraft com o objetivo puro e simples de manutenção da vida em uma situação de emergência.

Finalizando, o praticante de bushcraft é, em essência, um sobrevivente, como o foram nossos antepassados desde o início da humanidade.

Te vejo na trilha!

6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...