sábado, 14 de agosto de 2010

O dilema: Bushcraft versus Excursionismo Hi Tech, um convite à reflexão.



Tenho visto atualmente muitos debates entre os defensores do estilo de vida ao ar livre tradicional e os que seguem as tendências modernas de ecoturismo.
Discute-se tudo, desde a eficiência dos equipamentos, métodos e  até a ética e os valores de cada sistema.
Particularmente, acredito que todos os métodos são válidos, e cada pessoa tem uma escolha de estilos e preferências que influem nas suas práticas outdoor. Só não concordo com atitudes e opiniões radicais e extremistas.
Uma coisa que é frequentemente criticada é o fato dos praticantes de bushcraft, como são chamados os conhecimentos e técnicas primitivas de sobrevivência, ou melhor dizendo, vivência na natureza usarem recursos do próprio ambiente, como lenha para fogueiras, madeira para construções na selva, entre outras coisas. Uns dizem que é politicamente incorreto, que não deveria se tirar nada da natureza. Outros ainda alegam que gera poluição. A primeira afirmação nem merece muita atenção, afinal a utopia de que o ser humano pode existir sem causar o mínimo impacto no planeta é tão infantil que nem necessita de contestação, cai por terra sozinha.
Há que se levar em conta que usando corretamente as técnicas de bushcraft, tudo o que se faz um uso racional dos recursos do ambiente, com ênfase no aproveitamento das madeiras já mortas, tiradas das árvores caídas durante tempestades e ventos fortes, o que, como qualquer excurcionista pode confirmar, é bastante frequente. Sendo assim, em nada o ciclo natural destas madeiras é alterado, no máximo seu ciclo de carbono é acelerado com a queima, e mesmo assim, nenhum resíduo nocivo ao meio ambiente é criado, nem catástrofes causadas. É uma interação perfeita com a natureza, que não atrapalha em nada a renovação da flora, a exemplo dos povos nativos do mundo inteiro.
Já os que praticam excursionismo a base de equipamentos hi tech e se consideram perfeitamente clean se esquecem que em sua construção são utilizados combustíveis fósseis, e enorme quantidade de poluentes é gerada. Não afetam o ambiente onde estarão trilhando, mas o país do fabricante sim, e muito mais do que a fogueira do campista à moda antiga. E quando são descartados, reforçam o problema de manejo de lixo.
Esta questão deve ser levada em consideração. O que causa mais impacto no meio ambiente global? Fogueiras de campistas, uma cabana construída com madeira tirada da floresta, ou produção de toneladas de materiais sintéticos todo ano?
Não quero com isso condenar toda e qualquer modernidade, muito pelo contrário, faço uso constante de muitos equipamentos modernos, que são avanços importantes na tecnologia humana. Por outro lado sou um fã dos conhecimentos dos antepassados, sua simplicidade e eficácia. Penso que devemos ser ponderados e buscar formas de interação mais racionais com o meio ambiente. Quando possível, uma mistura de conhecimentos e habilidades antigas com ferramentas e equipamentos modernos é útil e desejada.
Dá para chegarmos em um equilíbrio. O uso inteligente dos recursos é o ideal. Eu faço a minha parte e tento atingir esta meta.

Espero que este post tenha feito questionamentos importantes surgirem. Esta é a idéia.

Você tem uma opinião a respeito deste assunto? Comente! Participe sem receio.

Te vejo na trilha!

10 comentários:

  1. O sujeito que reclama da fogueira deve ser o mesmo que dirige seu Prius híbrido - emissão "zero" - "esquecendo"-se que a energia elétrica usada para carregá-lo teve custo ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, além dos quilos de polímeros, espumas e etc que compõem o carro, que também geraram alguma poluição durante a fabricação.

    ResponderExcluir
  3. Sou adepto do método natural de educação física
    Que prega um contato maior com a natureza, temos um lema... Ser forte para ser útil e durar, acredito que os praticantes de bushcraft
    Entende melhor esse resgate do modo simples, mais muito prazeroso
    De vida... Claro tirando suas exceções.
    Novamente deixo meus parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, eu procuro ter um contato mais direto e menos sintético com o mundo, da mesma maneira que a humanidade vem fazendo há milênios.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sem falar que eu já perdi a conta de quantas vezes reaproveitei acampamentos, fogueiras, trapiches e etc que encontrei prontos. As técnicas de bushcraft são reutilizáveis inúmeras vezes por quem sabe reaproveitar e usar com cuidado!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, o que importa é estar atento e saber o que pode ser útil. Dia desses achei um resto esfarrapado de camisa bem seca no meio do mato.

    Catei e usei pra acender o fogo.

    Bom te ver por aqui cara.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Resposta simples e direta aos "ecologicamente corretos". Bushcrafters não produzem - reciclam.
    Parabéns e vida longa ao blog!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Mike.

    Fique de olho nos próximos posts que serão essencialmente Bushcraft.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Quem respeita a natureza e dela retira somente o necessário não ira prejudica-la, buschcraft é a interação do homem com a natureza, temos que deixar de nos considerarmos supremos, dependemos uns dos outros, dependemos da natureza para vivermos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...